• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    22/03/2021
    Vereadores pedem bloqueio no acesso à praias e cachoeiras
    Medida visa controle de possíveis aglomerações durante feriado prolongado de outros municípios

Hoje (22/3), os Vereadores protocolaram Ofício solicitando ao Executivo medidas mais rigorosas para controle da disseminação da Covid-19 no município. O documento trata especialmente da preocupação com a capacidade do sistema de saúde local após o decreto do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) que determinou feriado prolongado de 10 dias, além das demais cidades que também adotaram a medida.
    A principal reivindicação do Legislativo de Ilhabela é sobre o fechamento de praias e cachoeiras para evitar aglomerações, em especial sobre o turismo de um dia que neste momento pode ser um dos agravantes para contaminação.
    Outra ação indicada pelos parlamentares é a realização de uma barreira sanitária na entrada da balsa. "Nossa preocupação é com a vida. O feriado prolongado pode saturar o nosso sistema de saúde e o próprio Estado não consegue suprir totalmente a necessidade com o Hospital Regional do Litoral Norte", explicou o Presidente da Comissão de Assuntos Relevantes, Vereador Felipe Gomes (Republicanos).
    A Presidente da Câmara, Vereadora Diana Matarazzo (PL) acredita que o maior problema está na falta de informação e orientação. "Precisamos que todos, moradores e turistas, entendam que os protocolos devem ser seguidos e que temos decretos específicos para controlar os excessos. Não queremos barrar ninguém, apenas que todos, com ou sem Covid-19, consigam atendimento durante essa crise sanitária que vemos em todo o país", salientou.
    Durante o período de Fase Emergencial decretado pelo Estado, o Prefeito Municipal Antonio Colucci (PL), assinou o decreto 8499/21, determinando a proibição de "reunião, concentração ou permanência de pessoas nos espaços públicos, em especial, nas praias e parques". Todos os Vereadores foram claros sobre a urgência das medidas de controle, mesmo com os bloqueios que as cidades vizinhas venham a realizar.