• Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    14/12/2016

Vereadores se despendem na Tribuna da Câmara

A última sessão Ordinária do ano da Câmara de Ilhabela, realizada na terça-feira passada (13/12), foi marcada por discursos de despedida dos vereadores na Tribuna.

Contas aprovadas

O presidente da Câmara, vereador Adilton Ribeiro (DEM) comemorou a decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo pela aprovação das suas contas referente ao exercício de 2015, seu primeiro ano na presidência da Casa de Leis. “Agradeço a Deus, à minha família, aos funcionários deste Legislativo, aos eleitores que me confiaram os seus votos e ao prefeito Toninho Colucci que me deu a oportunidade para ser eleito. Eu trabalhei pelo melhor. A política é assim, temos momentos bons e outros difíceis, mas essa é a democracia e a gente respeita”, completou.

Vereador com mais mandatos

Após 24 anos exercendo a vereança, o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o Carlinhos (PMDB), se despediu do poder Legislativo e aproveitou para fazer um balanço de sua atuação. Foram 1159 requerimentos, 1206 indicações, 49 moções e 170 leis aprovadas, com destaque para o ano de 2012, quando foram aprovadas 28 leis apresentadas pelo parlamentar. “Fiz o meu papel e não posso reclamar da votação. A população de novo aceitou o trabalho, pois tive 348 votos, uma votação expressiva. Dentro do quadro de vereadores que serão empossados eu tive mais voto do que quatro deles. Estaremos à disposição para a partir do ano que vem ajudar o nosso prefeito”, comentou.

Amadurecimento

O vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB) foi o parlamentar mais jovem da atual legislatura e foi reeleito como o segundo mais votado para a próxima. Em seu discurso na Tribuna ressaltou o amadurecimento que a experiência no Legislativo acrescentou em sua vida. “Não foi fácil assumir a liderança de um governo e isso trouxe um aprendizado muito grande para a minha vida. Aprendi muito com todos os vereadores em nossas disputas e diálogos e com certeza vou levar para o próximo mandato”, destacou.

Gratidão

O vereador Valdir Veríssimo (PPS) agradeceu ao prefeito Toninho Colucci (PPS) pelas oportunidades que lhe proporcionou durante o seu mandato. O parlamentar foi eleito presidente da Câmara no biênio 2009/2010, em 2011 assumiu a Secretaria da Cultura e de 2014 a março de 2016 esteve à frente da secretaria de Serviços Municipais.

“Estamos encerrando esse período e não poderia deixar de agradecê-lo por sua hombridade comigo. Tenho certeza absoluta que nesses oito anos em que fiz parte deste grupo, com mandato do PPS, com certeza essa administração muito mais acertou do que errou”, enfatizou o vereador que retornará à Câmara para a legislatura 2017/2020.

Apoio para as próximas eleições

A vereadora Benedita Gonzaga, a professora Dita (PTB), lamentou o seu partido não ter atingido o quociente eleitoral e ressaltou que teve mais votos do que vereadores eleitos. “Eu tive voto para ser reeleita. Eu tenho 66 anos e não sei se quero mais continuar, mas, se eu não for mais candidata pretendo escolher uma pessoa para eu ajudar nas próximas eleições e ele pode até sair desta Casa”, afirmou.

A professora Dita também deixou o seu recado. “Dinheiro nenhum no mundo vai mudar o meu caráter. Está para nascer alguém que possa me corromper. A coisa mais importante é o nosso nome e é assim que um vereador tem que ser”.

Desafio no Executivo

A vereadora Gracinha Ferreira (PSD) assumirá o desafio de ser vice-prefeita para o próximo ano e falou sobre sua trajetória e planos. “Cheguei aqui na Ilha aos 14 anos e nunca na minha vida esperava ser vereadora e tampouco hoje vice-prefeita. Sou muito grata a esse município e tenham certeza que irei trabalhar muito e respeitar acima de tudo o dinheiro público. Vou ajudar o nosso prefeito a alcançar a expectativa que esse povo espera de nós. Faremos uma administração que vai dar direito à sociedade civil organizada de participar do nosso trabalho”, concluiu.

Multiplicar

O vereador Thiago Santos, o Dr. Thiago (SD), foi o vereador mais votado nas últimas eleições. Na Tribuna ele aproveitou para agradecer seu eleitorado. “Estou aqui hoje agradecendo a todos. Entrei aqui nesse primeiro mandato e cumpri meu papel. As 307 pessoas que acreditaram eu consegui honrar os seus votos e multipliquei. A próxima missão é voltar aqui e multiplicar ainda mais essas 514 pessoas que acreditaram em mim para o segundo mandato”, ressaltou.

Amor por Ilhabela

A vereadora Rita Gomes, a Dra. Rita (PTdoB), falou sobre sua história com Ilhabela. “Aqui nós fizemos nossa vida profissional, aqui nossos filhos cresceram e temos uma história. Nós fazemos muito mais na cidade que adotamos do que naquela que a gente nasceu. Essa é a intenção, devolver para Ilhabela tudo aquilo que ela nos proporciona e vai continuar nos proporcionando. Nosso trabalho na política e no dia a dia é para isso”, salientou. Esse foi o quarto mandato da vereadora Dra. Rita no Legislativo ilhéu.

Dever cumprido

O vereador Sampaio Júnior (Rede) agradeceu aos eleitores que confiaram e o levaram para dentro da Câmara de Ilhabela. “Aquele trabalho que prometemos em janeiro de 2013 eu tenho certeza absoluta que fiz cumprir. Me sinto realizado por ter passado por esta Casa que realmente é uma escola das melhores que já frequentei. Foi muito interessante ter participado com cada um de vocês. Cada vereador aqui dessa Casa trouxe uma contribuição daquilo que a gente pode fazer pelo nosso município”, finalizou.

Todos os vereadores fizeram agradecimentos aos funcionários da Câmara e aos seus assessores parlamentares.