• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    06/09/2016

    Câmara comemora 211 anos de Ilhabela com entrega de homenagens

    A Câmara de Ilhabela realizou uma Sessão Solene em comemoração aos 211 anos de emancipação político-administrativa do município no último sábado (3/9). A solenidade contou com a entrega de títulos de Gratidão Caiçara e Cidadão Honorário a dez homenageados. São eles:

    Gratidão Caiçara

    João Carlos dos Santos - Natural da Praia da Figueira, o servidor público João Carlos dos Santos atua há 15 anos na função de motorista na Prefeitura de Ilhabela. Antes disso, fez carreira na Polícia Militar do Estado de São Paulo e integrou a Rota (Ronda Ostensiva Tobias Aguiar).

    Simeão Borges de Souza - Com uma vida inteira de história com o mar, Simeão Borges de Souza nasceu no bairro Veloso, região sul do arquipélago. O caiçara é aposentado da Petrobras e se dedica à confecção de réplicas de barcos em madeira. Seus trabalhos atualmente estão expostos na Fundação Mar em São Sebastião e algumas peças no Museu Náutico de Ilhabela como as maquetes do Príncipe de Astúrias, Cocar, Therezina, Dart, Guarany, entre outras. No momento trabalha com maquetes do navio Costa Concórdia e do navio oceanográfico da USP Profº W. Besnard.   

    Luiz Antônio dos Santos - Com uma longa trajetória na política ilhabelense, Luiz Lobo, como é conhecido, teve quatro mandatos de vereador consecutivos, de 1992 a 2008, ocupando a presidência da Câmara de Ilhabela no biênio 2005/2006. Além disso, o caiçara natural do bairro Praia Grande esteve à frente das Secretarias de Esporte, Lazer e Recreação; e de Administração da Prefeitura de Ilhabela.

    José Rodrigues Júnior - José Rodrigues Júnior, o Zezinho Rodrigues é de família tradicional de Ilhabela e também já ocupou uma cadeira no Legislativo. Do ramo da Terraplanagem, em 2009 foi convidado a assumir a diretoria de Vias Públicas da Prefeitura de Ilhabela e posteriormente a ser secretário Adjunto da Secretaria de Serviços Municipais.

    Mário Sérgio de Oliveira - Foi eleito vereador da cidade por dois mandatos consecutivos, de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996 e se destacou por diversos feitos, principalmente por sua contribuição à comunidade tradicional do Bonete.

    Cidadão Honorário de Ilhabela

    Sérgio Ricardo de Oliveira Muniz - É comerciante é morador do município há 26 anos. Veio a passeio e decidiu criar raízes na cidade. Administra duas empresas gerando renda e contribuindo para o desenvolvimento do arquipélago.

    João Carlos Sampaio Góes - É médico especialista em cancerologia e mastologia. Atualmente é diretor técnico-científico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). Seus conhecimentos e influência já ajudaram a muitos cidadãos ilhabelenses acometidos por casos complexos de câncer. Apreciador dos esportes náuticos, o médico também marca presença em diversos campeonatos de vela realizados no município.

    José Luiz Pinho - É natural da cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. Tem uma longa história em lutas sindicais e foi um dos fundadores da Torcida Sangue Santista, do Santos Futebol Clube. Esse amor pelo time foi o ponto inicial de grandes amizades com santistas de Ilhabela, cidade que ele ainda pretende morar.

    Pedro Luís Oliveira Rodrigues - Desde 1984, o Pedrão da BL3, como é conhecido, vem escrevendo a sua história em Ilhabela. Inicialmente ministrava cursos de vela no Yacht Club de Ilhabela para os familiares dos velejadores da Semana Internacional de Vela. Dez anos depois, montou a sede da BL3 no Engenho D’Água e mais tarde inaugurou a BL3 Armação, responsável pela formação de cerca de 10 mil alunos. Como velejador, participou de todas as Semanas de Vela desde 1995, sempre levando alunos a bordo, tendo já vencido a Regata de Alcatrazes e a própria Semana Internacional de Vela.

    Nádia Marques Nogueira - A empresária nasceu em Caraguatatuba, mas foi criada em Ilhabela. Desde muito jovem passou a trabalhar junto com os pais, no Supermercado Ilha da Princesa. Acompanhou todas as fases do negócio da família, desde quando era um pequeno armazém até chegar ao que é hoje, uma empresa que emprega mais de 150 funcionários. Atualmente Nádia leva adiante o trabalho iniciado pelo pai, Antônio Marques Nogueira, o Toninho do Ilha da Princesa, falecido em 2011.

    A entrega de um dos Títulos de Gratidão Caiçara será feita após as eleições municipais, já que o homenageado é candidato nas eleições 2016.

     

    Durante o período eleitoral, a Câmara de Ilhabela não divulgará os autores das peças legislativas nas notícias que abordem requerimentos e projetos, em atendimento às regras eleitorais. Os interessados poderão requerer as matérias legislativas pelo e-mail diretoria@camarailhabela.sp.gov.br ou utilizar o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), disponível no site da Câmara www.camarailhabela.sp.gov.br





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600