• Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    19/04/2016

Câmara entrega título de Cidadão Honorário ao desembargador e secretário Estadual de Educação José Renato Nalini

Conduzida pelo presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Adilton Ribeiro (DEM), a Sessão Solene realizada na última segunda-feira (18/4) agraciou o desembargador e secretário Estadual de Educação, José Renato Nalini com o título de Cidadão Honorário de Ilhabela.

“É um prazer tê-lo aqui conosco e saber que ainda hoje o município vai inaugurar mais uma belíssima instituição de ensino, o novo prédio da Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos”, destacou o presidente da Casa de Leis.

A propositura do título foi uma iniciativa do vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o Carlinhos (PMDB), pelo histórico de trabalhos e serviços prestados pelo desembargador ao município. “Com o seu extenso currículo podemos ver que vale a pena se empenhar e correr atrás da educação. Nós esperamos que a juventude se inspire e através desta educação transforme o país. Que o senhor continue desempenhando um bom trabalho como secretário e que se puder ajude ainda mais o nosso município”, declarou Carlinhos na entrega do Título.

Natural de Jundiaí, José Renato Nalini é formado em Direito pela Universidade Católica de Campinas e Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo – USP. Ingressou no Ministério Público em 1973 e na Magistratura do Estado de São Paulo em 1976. É desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo desde 2004 e atualmente secretário de Educação do Estado de São Paulo.

Para o desembargador José Renato Nalini, quando uma Câmara Municipal, que é a casa do povo, propõe um Título de Cidadão Honorário a um forasteiro, não está apenas presenteando a pessoa, mas mostrando que se ele honrar o título será um irmão. “A lição que a simbologia traz na outorga do título é que ser cidadão não é só o direito a ter direito, mas também a honrar os seus deveres. Você que é cidadão tem que se perguntar mais sobre o que pode fazer pela sua cidade. Isso é o que fará com que o Brasil supere todas as dificuldades que ele atualmente está enfrentando”, destacou o desembargador em seu discurso de agradecimento.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS) aproveitou o momento para lembrar e agradecer os trabalhos realizados pelo homenageado. Entre eles, o programa Cidade Legal, que atua na regularização fundiária. “Em todos os municípios do Estado, mas especialmente em Ilhabela onde a briga por terras é enorme, o senhor atuou com firmeza nessa questão e hoje estamos avançando”, contou o prefeito Colucci. Segundo ele, a cidade tem 17 núcleos que integram o programa, entre os mais avançados e que podem receber os títulos ainda este ano estão Rodamonte, na região Sul de Ilhabela; Morro dos Mineiros, no Itaquanduba e Morro da Cruz, no Centro.

Outro ponto destacado pelo chefe do Executivo foi a participação do desembargador na transformação do Fórum de Ilhabela em Comarca, o que deve ocorrer até setembro deste ano. “Tantos avanços e o senhor participou de todos eles. Fico feliz em tê-lo como filho de Ilhabela. Tenho certeza que o senhor ainda vai fazer muito pelo nosso município, estado e país”, concluiu o prefeito Toninho Colucci (PPS).

Também estiveram presentes os vereadores de Ilhabela, Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB); Rita Gomes, a Dra. Rita (PTdoB); Valdir Veríssimo (PPS); Thiago Souza (SD); o vereador de Caraguatatuba Capitão Campos Júnior (PPS); a vice-prefeita de Ilhabela, Nilce Signorini; os secretários Luis Henrique Homem Alves (Assuntos Jurídicos), Lídia Sarmento (Educação) e a dirigente regional de ensino, Edna Paula Roma Teixeira.