• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    28/03/2016

    Frente Parlamentar volta a discutir criação da Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência

    em reunião na Câmara de Ilhabela

    O presidente da Câmara de Ilhabela, Adilton Ribeiro (DEM), foi o anfitrião da primeira reunião da Frente Parlamentar do Litoral Norte (Frepap-LN), realiza na Casa de Leis de Ilhabela na última quarta-feira (23/3). Presidido pelo vereador de São Sebastião, Marcos Tenório (PSC), o encontro teve como foco o debate sobre a criação da Casa Abrigo para mulheres que sofrem de agressão e correm risco de morte

    O assunto já havia sido discutido na reunião da Frente Parlamentar, que ocorreu no mês de novembro, em Ubatuba, mas dessa vez o objetivo foi dar conhecimento sobre a resposta dos prefeitos do Litoral Norte aos requerimentos enviados pelas quatro Câmaras, que questionava se existia o interesse das administrações em assinar o Protocolo de Intenções para a constituição de um Consórcio Intermunicipal, com o objetivo de criar a Casa Abrigo.

    As respostas dos prefeitos de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela foram positivas. A resposta da prefeitura de Ubatuba ainda está sendo aguardada.

    A Casa Abrigo tem localização sigilosa e por ser uma medida que acarreta o afastamento da mulher e de seus filhos, que também são abrigados, do convívio familiar e mantê-los no interior de uma casa por até quatro meses é o último recurso adotado para preservar a integridade das vítimas. 

    Juntos, vereadores e representantes dos Conselhos e Associações, vão se reunir nos próximos meses com os prefeitos do Litoral Norte, para apresentar o modelo do documento que formaliza o Protocolo de Intenções para constituição do Consórcio Intermunicipal, além das planilhas com os custos da Casa Abrigo, que serão compartilhados entre os quatro municípios.

    Além de acolher as vítimas de violência, na Casa Abrigo há também trabalhos em grupo para fortalecer a mulher emocionalmente e recuperar sua autoestima de forma que consiga se proteger das investidas do companheiro.

    Todas as representantes dos Conselhos e Associações afirmaram que a existência da Casa Abrigo do Litoral Norte fará com que um número maior de mulheres tenha coragem de denunciar a violência que sofrem em casa.

    Participaram desse encontro a vice-prefeita de Ilhabela, Nilce Signorini, o secretário de Assistência Social de Ilhabela, Danilo Giamondo; representantes do Conselho Feminino e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), de Caraguatatuba;  AAMS – Associação de Amparo à Mulher Sebastianense, Coordenadoria da Mulher e CREAS  (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), de São Sebastião.  

    Também estiveram presentes os vereadores de Ilhabela, Rita Gomes, a Dra. Rita (PTdoB) e Sampaio Júnior (Rede); o presidente da Câmara de Ubatuba, Claudinei Xavier (DEM) e o presidente da Frepap- LN, vereador Marcos Tenório (PSC). 

     

     





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600