• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    29/02/2016

Vereador busca apoio do comércio para implantar sistema exclusivo de cartão no transporte público de Ilhabela

O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Adilton Ribeiro (PSD), recebeu representantes da Associação Comercial na semana passada a fim de buscar o apoio dos comerciantes para a proposta de melhorias no transporte público que pretende apresentar à Prefeitura de Ilhabela e à empresa Fênix, responsável pelo serviço no município.

A principal mudança idealizada pelo parlamentar é o fim do pagamento da passagem em dinheiro, prática que vem gerando transtornos e atrasos depois da extinção da função dos cobradores. “Não tem como não ter atraso com o motorista fazendo as duas funções”, argumentou o vereador.

Para embasar sua proposta, o parlamentar conversou com usuários e também com funcionários da empresa, além de fazer uso de algumas linhas de ônibus em horários esporádicos. Adilton colheu sugestões e ouviu as principais reclamações dos passageiros.

A ideia é que as passagens sejam pagas exclusivamente com o cartão eletrônico que deve ser diferenciado para morador e turista. Segundo Adilton Ribeiro (PSD), atualmente 80% da população já utiliza o mecanismo e o mesmo sistema também pode ser adotado para os turistas, a exemplo do utilizado na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. “Nós estamos no século 21, temos a tecnologia a nosso favor, então vamos usá-la”, disse o presidente que quer manter a tarifa a R$1 para o morador o ano inteiro. Outra necessidade apontada pelo parlamentar se refere aos pontos de ônibus que segundo ele precisam receber mais atenção.

O presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Leopoldo Pedalini e o secretário geral da entidade, Mário Sérgio Perrechil, apoiam a iniciativa desde que seja implantada uma estrutura fácil. “Nós temos em torno de 160 hotéis e pousadas em Ilhabela, e esses próprios pontos poderiam ser referência para aquisição do cartão, além da Associação Comercial que fica próxima à balsa”, afirmou Pedalini.

Os representantes da classe de comerciantes também aproveitaram a ocasião para sugerir que sejam disponibilizados pelo menos dois micro-ônibus de uso exclusivo dos turistas, que fizesse paradas nos principais pontos turísticos de norte a sul da cidade. Segundo eles, essa alternativa pode ser positiva tanto para o visitante quanto para os moradores que precisam de agilidade, pois estão indo em sua maioria para o trabalho. “Esses ônibus vão tirar o turista do transporte tradicional, não atrapalhando a população e seria muito positivo para os hotéis e pousadas”, destacou Perrechil.

O próximo passo agora é apresentar a proposta ao prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS) e aos proprietários da Fênix. “Se não houver a possibilidade de implantar esse sistema e acabar com o uso do dinheiro nos ônibus, a única solução seria a volta dos cobradores”, concluiu Adilton Ribeiro (PSD).