• Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    17/02/2016

Vereador apresenta projeto de lei que incentiva a produção de cervejas artesanais como novo segmento para o turismo em Ilhabela

O vereador Luiz Paladino, Luizinho da Ilha (PCdoB), apresentou um projeto de lei para regulamentação e incentivo de microcervejarias artesanais em Ilhabela durante a última sessão Ordinária (11/2). O PL foi encaminhado para os pareceres das Comissões Permanentes de Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; e Obras, Serviços Públicos, Atividades Privadas e Defesa do Meio Ambiente.

O projeto de lei tem como objetivo fomentar um novo segmento do turismo gastronômico e gourmet na cidade, gerando emprego e renda para a população, além dos impostos arrecadados para o município.

As cervejas artesanais vêm conquistando espaço no cenário mundial, prova disso é que em 2014 já detinha 11% de participação no mercado americano. No Brasil, essa cultura está se popularizando e a ideia é garantir que Ilhabela não fique de fora desse novo modelo de geração de negócios.

A cidade agrega características naturais e geográficas que criam excelentes oportunidades para o turismo e atividades de baixo impacto, como é o caso das microcervejarias artesanais. “A alta qualidade da água que temos em Ilhabela permitirá a produção de diversos estilos de cervejas. Com a produção artesanal será possível desenvolver cervejas com insumos caiçaras culturalmente identificados com a região. Esse será mais um atrativo turístico para o nosso município”, destaca o vereador Luizinho da Ilha (PCdoB).

A produção de cerveja artesanal é uma atividade de baixo impacto e sustentável. Em média, a demanda por água gira em torno de 2,5 litros por litro produzido, considerando a produção de cerveja e a água para limpeza. A água excedente da produção ou limpeza é facilmente tratável e poderá voltar para a rede, natureza ou ser aproveitada em hortas, irrigação de gramados e plantas. Já, os resíduos sólidos, basicamente bagaço de malte, aveia ou trigo, podem ser utilizados na fabricação de pães e bolos ou destinados à alimentação animal.