• Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    09/12/2015

Câmara homenageia oficial do Corpo de Bombeiros pelos 30 anos de serviços prestados à região

A Câmara de Ilhabela concedeu Moção de Louvor ao sargento Paulo Rodrigues Santana, pelos 30 anos de serviços prestados à Corporação da Polícia Militar do Estado de São Paulo na sessão Ordinária da última terça-feira (8/12). A honraria, aprovada por unanimidade, foi uma iniciativa do vereador Cleison Ataulo Gomes – Guarubela (PRB).

Oitavo filho de 11 irmãos, Paulo Rodrigues Santana é nascido em São Sebastião, mas sempre teve raízes em Ilhabela. O oficial cresceu em contato com o Militarismo, já que seu pai, João Magno Santana, foi pracinha na 2ª Guerra Mundial. Da mãe, Jaci da Silva Santana, herdou o gosto pela oração e cresceu em berço evangélico, onde congrega até os dias atuais. Casou-se com Katia do Nascimento Santana, também caiçara, com quem teve dois filhos, Karolyne, 27 e João Magno, 24.

Admitido nas hostes da PM em janeiro de 86, passou seu primeiro ano como guarda da muralha na Casa de Detenção Carandiru e, após esse período foi transferido para o 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior, com sede em Caraguatatuba, quando passou a prestar serviços na base da PM em Ilhabela.

Em 1995 ingressou no 11º Grupamento de Bombeiros, em busca de novos desafios dentro da Polícia Militar, onde descobriu sua vocação. Desse período até os dias atuais só ausentou-se de suas funções profissionais no Litoral Norte quando cursou a Escola de Sargentos na Capital entre os anos de 97 e 2000.

Formado em Pedagogia, Paulo Santana a didática diariamente para lidar com a tropa nos treinamentos quando não estão em combate, bem como na formatação das palestras proferidas a estudantes e entidades do município. Como todo educador, vê na Educação o caminho para um futuro melhor em todas as esferas da sociedade, inclusive na sua Corporação.

Como 1º Sargento, Paulo Santana é o Policial Militar mais graduado na Praça no arquipélago. Em 2010 aceitou o desafio de comandar a recém-inaugurada e tão esperada Base do Corpo de Bombeiros do arquipélago e conquistou o respeito não apenas dos oficiais, mas de toda comunidade, traduzindo em sua conduta profissional a máxima “Não basta estar no Bombeiro. Tem que ser Bombeiro”, colecionando, nos últimos 30 anos, inúmeras histórias de vida, salvamento e até mesmo perdas, sempre com o sentimento de dever cumprido.

O vereador Cleison Guarubela (PRB) destacou a importância do trabalho do bombeiro. “Numa sociedade carente de líderes e de heróis, pessoas com a conduta do sargento Paulo nos mostra que ainda é possível acreditar em dias melhores”, finalizou.