• Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    04/11/2015

Câmara aprova Moção de Apelo por repasse urgente para Unidade de Quimioterapia em São Sebastião

A Câmara de Ilhabela aprovou Moção de Apelo ao Governador do Estado, Geraldo Alckmin e ao secretário de Estado da Saúde, David Uip, solicitando urgência na liberação de recursos para a Unidade de Quimioterapia do Hospital de Clinicas de São Sebastião para evitar o seu fechamento. A moção foi uma iniciativa da vereadora Dra. Rita Janete (PTdoB) e contou com assinatura de todos os parlamentares, sendo aprovada por unanimidade na sessão Ordinária da última terça-feira (3/11).

O documento procura sensibilizar o Estado para a importância da prestação de serviços em São Sebastião, iniciada em 2008, que serve como aporte para o Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí, referência em oncologia para o Litoral Norte e Vale do Paraíba.

“Prestam relevantes serviços não só aos pacientes, mas também aos familiares, que antes tinham que percorrer grandes distâncias para realizar os procedimentos, e logo em seguida retornar até suas cidades”, ressalta o documento.

A Moção fala ainda da revolta causada na comunidade pela notícia do possível fechamento da Unidade. "Essa situação vem causando revolta não apenas nos pacientes, que consideram a situação um descaso com suas vidas, mas em toda a população do Litoral Norte que se sente traída pelo Governo do Estado em quem sempre confiou”.

Na discussão da matéria, a vereadora Dra. Rita (PTdoB) disse que não é possível aceitar a perda de um serviço tão relevante para a região. “Por todas as dificuldades já expostas, o serviço tem que continuar existindo. Verba nós sabemos que tem, é só prestar atenção no que acontece no país. É questão de sensibilização”.

O vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), que já enfrentou um câncer, relatou as dificuldades de passar pelo tratamento. “Eu graças a Deus, tive que fazer só a radioterapia, que é muito difícil, mas tive contato com pessoas que fizeram quimio e é muito mais complicado. Não tem nem como pensar em ficar sem o serviço aqui no Litoral”.

Luizinho da Ilha (PCdoB), também se manifestou. “Se essa decisão for por causa de uma briga política temos que comprar essa briga, defender nossa região e lutar por um final feliz o mais breve possível”.

O vereador Sampaio Junior (PROS) salientou a importância do engajamento de todas as esferas na questão. “Mais do que tudo que já foi exposto, o aporte financeiro que os municípios teriam que arcar com o transporte desses pacientes já se justifica. Todos precisam se engajar, Executivo, Legislativo, Secretarias de Saúde e até a Frente Parlamentar”, opinou. .