• Ilhabela, 25 de Abril de 2024.
    07/02/2013

Vereadora solicita reinstalação da Delegacia da Mulher em Ilhabela

A vereadora Rita Janete, Drª Rita (PT do B), apresentou na última sessão do Legislativo ilhéu realizada na terça-feira (5/2), o requerimento que solicita a reimplantação de uma unidade da Delegacia da Mulher no município.

A proposta direcionada à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo visa reduzir a violência contra a mulher, proporcionando segurança e disponibilizando um meio de realizar denúncias.

Segundo a parlamentar, “a violência contra a mulher é um dos grandes problemas sociais no mundo atual, inclusive em nossa cidade. As agressões acontecem em diversas situações conjugais e em quaisquer lugares, tanto dentro de casa como no trabalho. Entretanto, existem diversas outras formas de abuso, como assédio moral e sexual, que elevam o grau de violência contra o sexo feminino. Outro fator contribuinte para o aumento desses tipos de caso é o consumo de drogas e álcool, que atinge grande parte da população”.
    Para Drª Rita, a Lei Maria da Penha não é suficiente para impedir a violência contra a mulher, principalmente nos casos de violência doméstica, onde a procura por apoio não é realizada devido à falta de coragem para realizar a denúncia. Para complementar a situação, efetuar uma denúncia por agressão em uma Delegacia de Polícia, acarreta em uma exposição e também um constrangimento moral à pessoa, já que certos casos são tratados como se a mulher provocasse tal situação, e não como as verdadeiras vítimas do fato.
    A vereadora também cita a importância de se criar um atendimento especializado e diferenciado a essas mulheres, encorajando-as a denunciar seus agressores.

“Ilhabela tem um crescimento populacional constante, o que faz aumentar os problemas sociais, inclusive os casos de violência, no qual a implantação de uma Delegacia da Mulher irá contribuir para a denúncia e punição de culpados”, justificou.

O requerimento foi aprovado pelos demais pares e enviado à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.