• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 26 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    28/10/2015

    Câmara aprova projeto que cria Dia do Pescador Caiçara

    A Câmara de Ilhabela aprovou por unanimidade na sessão Ordinária da última terça-feira (27/10) um projeto de Lei apresentado pelo vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (PRB), que cria o Dia do Pescador Caiçara.

    O parlamentar justificou a proposta destacando a relação intrínseca que a pesca tem com a história e a cultura do município, bem como a importância da figura do pescador caiçara, que mais do que um simples ofício, por muitos anos foi a principal fonte de renda das famílias do arquipélago, transferindo a tradição de geração a geração.

    Hoje, em número restrito por conta do advento de novas culturas, profissões, atividades, a pesca artesanal ainda resiste, mas na visão do parlamentar, não tem o devido reconhecimento.  Cleison destaca também que o pescador é um profundo conhecedor da natureza, tendo conhecimentos sobre o regime das marés, direção e intensidade dos ventos, fases da Lua, migração dos peixes, que não podem se perder.

     

    “O prato tradicional da nossa cidade é o peixe com banana verde, o que demonstra a importância do pescador pra nossa história e cultura. Acho muito justo que de alguma forma a gente possa homenagear essas pessoas tão importantes para nossa Ilhabela”, defende o vereador. 





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600