• Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    07/10/2015

Câmara apela à Assembleia por desconto na tarifa de balsas para moradores de Ilhabela

Foi aprovada por unanimidade durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (6/10) uma Moção de Apelo aos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para que deliberem sobre a concessão de desconto de 50% aos moradores de Ilhabela na tarifa de balsas entre São Sebastião e o arquipélago e que a fila para embarque em São Sebastião seja diferenciada para as pessoas residentes em Ilhabela. A proposta, de iniciativa de todos os parlamentares, tem a intenção de fazer com que cada parlamentar acione os deputados de suas respectivas bancadas para criar uma frente que defenda a causa.

No documento, os edis ressaltam que a balsa é a única opção de transporte aos moradores e muitos se deslocam diariamente para questões de saúde e educação entre outras, ao passo que o elevado valor da tarifa tem impacto considerável no orçamento das famílias, sobretudo as de baixa renda.

Os vereadores Gracinha Ferreira (PSD) e Cleison Guarubela (PRB) reforçaram a importância da iniciativa. A vereadora Dra Rita Janete (PTdoB), ressaltou que a balsa só existe porque existe Ilhabela. Dra Rita disse ainda que a Dersa presta um serviço precário para o município.

Luizinho da Ilha (PCdoB) sugeriu que a Moção fosse encaminhada à Câmara e prefeitura de São Sebastião e Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB) disse aos pares que não basta apenas votar e sim cobrar os deputados de cada bancada para lutarem pela aprovação.

Dr Thiago Santos (SD) sugeriu ainda uma ida à Assembleia para pedir ao presidente, deputado Fernando Capez, que coloque o projeto de sua autoria, que tramita na Casa há anos e prevê fila diferenciada para moradores de São Sebastião e Ilhabela em ambos os sentidos da travessia. Para o parlamentar, já seria um bom avanço, além da cobrança pelo desconto na tarifa.