• Ilhabela, 26 de Abril de 2024.
    06/10/2015

Vereadora comemora aprovação do Plano de Manejo para Parque Estadual de Ilhabela

A vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB) comemorou a aprovação do Plano de Manejo do Parque Estadual de Ilhabela pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) ocorrida na última semana. O pedido para priorização do processo de avaliação e aprovação do documento foi tema de requerimento da vereadora aprovado por unanimidade na Câmara do arquipélago em março de 2013.

O requerimento contou com assinaturas de apoio dos vereadores Sampaio Junior (PROS), Gracinha Ferreira (PSD), Thiago Santos, Dr Thiago (SD), Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), Luizinho da Ilha (PCdoB) e Benedita Gonzaga, Profª Dita (PTB).

“Já naquela ocasião, cientes da importância do Plano de Manejo para garantir a conservação dos nossos recursos naturais, ecoturismo e desenvolvimento sustentável na ilha. Fico muito contente com essa conquista, pois com certeza será de grande valia para nossa sociedade”, avaliou a vereadora ilhéu.

Os trabalhos para elaboração do Plano de Manejo tiveram início em 2010 e envolveram estudos, pareceres técnicos e a realização de 28 oficinas abertas ao público, composto por representantes da sociedade civil organizada, moradores de comunidades tradicionais e pessoas interessadas.

O documento foi aprovado no dia 30 de setembro por 25 votos favoráveis e uma abstenção, após apresentações da gestora do Parque Estadual de Ilhabela, Joana Alves e do relator do Consema, Ricardo Anderáos.