• Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    14/09/2015

Vereadora sugere criação de Fundo para guardar parte da receita dos Royalties em Ilhabela

A vereadora Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha (PSD) apresentou requerimento ao Executivo, com assinatura da vereadora Rita Janete, Drª Rita (PTdoB), indagando a possibilidade de criação de um Fundo para guardar parte da receita dos royalties para utilização futura pelo município.

A preocupação da parlamentar é garantir um destino consciente e responsável do dinheiro, já que é uma fonte finita de arrecadação que oscila entre câmbio, preço do barril e produção (petróleo e gás natural).

Os vultosos ingressos no cofre da Prefeitura, oriundos dos royalties, tem proporcionado investimentos em várias áreas, porém, é preciso lembrar que todos os investimentos também geram custeios, inclusive de pessoal, por isso, é necessário estabelecer direcionamento para as receitas dos royalties, de forma que gerem receitas e sustentabilidade ao município e não apenas custeio e, depois, criar alternativas para que Ilhabela esteja preparada para sobreviver sem a receita dos royalties no futuro”.

Assim, Gracinha Ferreira (PSD) e Drª Rita Janete (PTdoB) acreditam que a criação de um Fundo para guardar parte da receita dos royalties para utilização futura pelo município seja uma alternativa viável e segura para a cidade. A proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara.