• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    24/06/2015

    Câmara aprova projeto para divulgação de informativos com nomes de médicos plantonistas em Hospital e UBS

    Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Ilhabela na sessão Ordinária da última terça-feira (23/6), um projeto de Lei apresentado pelo vereador Thiago Souza Santos, Dr. Thiago (SDD) que dispõe sobre a fixação de quadro informativo com nome, registro, especialidade do profissional médico, dias e horários de atendimento para o Pronto Socorro e Unidades Básicas de Saúde do município. 

    A matéria original dispunha sobre a obrigatoriedade de fixação das informações, mas uma emenda apresentada pela vereadora Rita Janete, Drª Rita, retirou a palavra “obrigatoriedade” para que os parlamentares não incorressem no “vício de iniciativa”, diminuindo a probabilidade do Executivo vetar o projeto.

    A emenda da vereadora Drª Rita também reordenou as informações, adequando as especificidades de cada unidade. “No pronto socorro,  é complicado você colocar dias e horários de atendimento do profissional porque há a possibilidade de troca do plantão, por exemplo”, explicou a parlamentar. Outro argumento usado foi o de que algumas pessoas poderiam utilizar a informação para procurar atendimento apenas nos dias em que determinado profissional estivesse no plantão.

    Assim, a redação final do projeto determinou a fixação de quadro informativo com nome completo, registro e especialidade do profissional médico plantonista no pronto socorro e as mesmas informações para as Unidades Básicas de Saúde, acrescidas dos dias e horários de atendimento do profissional, já que nas UBS, o atendimento geralmente é feito por um profissional fixo, sem a troca de plantão, permitindo assim, a divulgação da escala de horários. 

    O vereador autor da matéria agradeceu a colaboração da colega Rita, que é médica por profissão e citou que existem jurisprudências favoráveis à matéria em outros municípios. “A população tem o direito de saber quem está prestando o atendimento, até porque os médicos são pagos com o dinheiro do imposto que as pessoas pagam”, declarou.

    Os pares Sampaio Junior (PROS) e Gracinha Ferreira (PSD), também usaram a palavra para parabenizar a iniciativa do vereador Dr. Thiago pela apresentação da matéria, bem como da colaboração da vereadora Drª Rita com a emenda.

     

     





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600