• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    19/06/2015

    Vereadora sugere criação de programas para inserção social de adolescentes infratores

     

    A vereadora Gracinha Ferreira (PSD) sugeriu ao Executivo na sessão Ordinária do último dia 9 de junho, a criação de programas esportivos e de inserção no mercado de trabalho para adolescentes infratores. De acordo com a parlamentar, muitos pais a procuram pedindo ajuda na criação de alternativas que ofereçam aos jovens oportunidades a delinquir, pois infelizmente, as propostas criminosas parecem muito atraentes para esses adolescentes, que, sem perspectiva de um futuro promissor, acabam enxergando no crime uma maneira imediata de ascensão social e poder.

    A vereadora sugeriu a criação de convênios, bem como articulação junto aos órgãos governamentais e não governamentais para a inserção de adolescentes em programas de geração de trabalho e renda, primeiro emprego, formação e incentivo a ações de economia solidária, entre outros, além de ações de sensibilização e engajamento com empresários, escolas, sociedade civil organizada e instituições.

    Gracinha Ferreira (PSD) acredita que é preciso pensar, principalmente, em alternativas que facilitem a inserção desses jovens no mercado de trabalho, para que eles não voltem a cometer crimes, bem como em sensibilização de parceiros, pois a dificuldade de aceitação por parte da sociedade ainda é grande. “O adolescente autor da prática de qualquer infração penal é considerado um delinquente, sendo marginalizado socialmente, o que acaba contribuindo para sua reincidência delitiva”, entende a parlamentar.  

    “É importante que cada um compreenda que possui sua parcela de contribuição no objetivo comum de inserção ou reinserção social e cidadania dos adolescentes infratores. Acredito que somente o investimento nessa área permitirá a desnecessidade de a cada ano proclamar-se a necessidade de ampliação da rede de penitenciárias”, conclui Gracinha.

     

     

     





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600