• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    19/06/2015

Vereadora sugere criação de programas para inserção social de adolescentes infratores

A vereadora Gracinha Ferreira (PSD) sugeriu ao Executivo na sessão Ordinária do último dia 9 de junho, a criação de programas esportivos e de inserção no mercado de trabalho para adolescentes infratores. De acordo com a parlamentar, muitos pais a procuram pedindo ajuda na criação de alternativas que ofereçam aos jovens oportunidades a delinquir, pois infelizmente, as propostas criminosas parecem muito atraentes para esses adolescentes, que, sem perspectiva de um futuro promissor, acabam enxergando no crime uma maneira imediata de ascensão social e poder.

A vereadora sugeriu a criação de convênios, bem como articulação junto aos órgãos governamentais e não governamentais para a inserção de adolescentes em programas de geração de trabalho e renda, primeiro emprego, formação e incentivo a ações de economia solidária, entre outros, além de ações de sensibilização e engajamento com empresários, escolas, sociedade civil organizada e instituições.

Gracinha Ferreira (PSD) acredita que é preciso pensar, principalmente, em alternativas que facilitem a inserção desses jovens no mercado de trabalho, para que eles não voltem a cometer crimes, bem como em sensibilização de parceiros, pois a dificuldade de aceitação por parte da sociedade ainda é grande. “O adolescente autor da prática de qualquer infração penal é considerado um delinquente, sendo marginalizado socialmente, o que acaba contribuindo para sua reincidência delitiva”, entende a parlamentar.

“É importante que cada um compreenda que possui sua parcela de contribuição no objetivo comum de inserção ou reinserção social e cidadania dos adolescentes infratores. Acredito que somente o investimento nessa área permitirá a desnecessidade de a cada ano proclamar-se a necessidade de ampliação da rede de penitenciárias”, conclui Gracinha.