• Ilhabela, 20 de Abril de 2024.
    19/06/2015

Vereador constata in loco deficiências estruturais em UBS da Água Branca

O vereador Sampaio Junior (PROS) esteve na manhã desta sexta-feira (19/6) para uma visita na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Água Branca, em Ilhabela, a fim de averiguar denúncias de moradores sobre as condições insalubres do local. O parlamentar visitou todas as dependências da UBS e conversou com funcionários e pacientes, constatando a veracidade das denúncias e necessidade imediata de intervenções na UBS. “É inadmissível que um local que vende saúde esteja tão insalubre”, declarou Sampaio.

O prédio se encontra com vários pontos de mofo e infiltração, com água vazando e escorrendo pelas paredes. De acordo com informações dos funcionários, foi necessária a remoção da farmácia para outro local porque o teto de gesso cedeu com a infiltração. E quem tem problemas respiratórios enfrenta dificuldade para trabalhar, em dias ensolarados por conta do forte cheiro de movo e em dias chuvosos por conta das goteiras e umidade.  Ainda conforme os relatos prestados ao vereador, a Unidade sofre com problemas estruturais desde sua inauguração e até a ala nova, inaugurada recentemente, já apresenta os mesmos problemas.

Em maio, o vereador presidente da Câmara, Adilton Ribeiro (PSD), também oficiou o Executivo por meio de requerimento alertando sobre o problema. Naquela ocasião, os funcionários informaram ao parlamentar que já haviam enviado relatório à prefeitura solicitando melhorias há seis meses.

Outras Reclamações

Sampaio Junior (PROS) também ouviu os pacientes da UBS, que relataram problemas com a demora no agendamento de consultas. Uma usuária relatou que aguardava há dois meses para passar por consulta com o médico e que sua doença precisa de acompanhamento contínuo. “Não dá pra ficar indo direto no Hospital, lá é Pronto Socorro, mas aqui também demora dois meses pra ter uma consulta”, disse.

O vereador verificou ainda que a obra da Academia da Saúde, orçada em R$ 133,1 mil, deveria ter sido entregue em fevereiro de 2014, conforme a placa informativa instalada no local, mas o prédio está fechado e sem previsão para ser entregue à comunidade.