• Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    02/06/2015

Público presente à Audiência Pública apoia repasse de verba a Unidos de Vila Maria

A Câmara de Ilhabela realizou na última segunda-feira (1º/6) uma Audiência Pública para discutir o projeto de Lei substitutivo ao PL 34/2015, que “autoriza o Executivo a efetuar repasse de verba, a título de patrocínio, ao Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria”. A Agremiação terá Ilhabela como enredo no Carnaval 2016 de São Paulo. As dúvidas sobre a propositura foram dirimidas pelo prefeito Toninho Colucci (PPS). Houve espaço ainda para manifestação da Associação Comercial do município e da LECI (Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela), ambas favoráveis ao repasse da verba.

Cerca de 100 pessoas compareceram à audiência, formada em grande parte por membros das agremiações carnavalescas da cidade, representantes do trade turístico e hoteleiro, funcionários públicos e representantes da sociedade civil organizada. Durante as mais de duas horas de duração, 14 pessoas usaram a palavra para expor opiniões e perguntas sobre a proposta. Apenas quatro comentários foram contrários, sugerindo o investimento da verba em saneamento básico, infraestrutura e saúde.

O prefeito Toninho Colucci respondeu todos os questionamentos ao final da audiência, frisando que não haverá prejuízo nos investimentos das demais áreas citadas pelas opiniões contrárias. Segundo Colucci, a verba a ser utilizada tem como destinação o investimento em divulgação no município e se não for utilizada para esse projeto, poderá ser utilizada em outro, com a mesma finalidade.

Entre os vereadores, houve manifestação contrária do vereador Sampaio Junior (PROS), que defendeu o investimento em qualificação do turismo e em eventos que fortaleçam a cidade na baixa temporada. A vereadora Rita Janete, Drª Rita (PTdoB), também fez algumas ponderações e ressaltou a importância de ampliar as discussões sobre o tema. Os parlamentares Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB) e Luizinho da Ilha (PCdoB) usaram a palavra para defender a proposta, ressaltando a visibilidade que o desfile trará para o município, com divulgação em mais de 120 países e também na qualificação que será oferecida às escolas de samba da cidade.

A prefeitura pretende repassar R$ 989 mil à escola de samba. Em contrapartida, além da veiculação de mídia pela rede Globo nacional e internacional, Ilhabela terá como uma seletiva regional para a escolha do samba de enredo realizada no arquipélago, quatro apresentações da Ala Show da Unidos de Vila Maria no município em datas a serem definidas, oficinas de qualificação para as escolas de samba locais e seis meia-alas para o desfile da Vila Maria no Carnaval em São Paulo (300 fantasias). O projeto deve ser lido na sessão Ordinária desta terça-feira (2/6) e pode ser votado em até 30 dias.