• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    16/04/2015

Suplementação Orçamentária de R$ 54,8 milhões é aprovada em segunda votação

Os vereadores de Ilhabela aprovaram o projeto do Executivo que prevê suplementação ao orçamento vigente em segunda votação na noite da última terça-feira (14/7). A proposta é suplementar R$ 54,8 milhões provenientes de superávit financeiro e excesso de arrecadação de receitas próprias e de transferências da União e do Estado.

De acordo com a prefeitura, a verba dever ser utilizada em ações nas áreas de governo, segurança, turismo, esporte, administração, saúde, cultura, educação, proteção ao meio ambiente e obras. Durante a discussão da matéria, o vereador Luiz Paladino, Luizinho da Ilha (PCdoB), líder da bancada governista, comentou o projeto. “Estamos aprovando um projeto importantíssimo, que com certeza vai melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Sabemos que muitas obras não andam com a velocidade que deveria, mas os investimentos são bem-vindos”.

Repúdio

Durante a sessão Ordinária, foi lida uma Moção de Repúdio à Sabesp, apresentada pelo vereador Sampaio Junior (PROS), pelos diversos problemas com a execução das obras de saneamento básico na cidade, causando verdadeiro transtorno à população. O documento chegou a receber a assinatura dos demais parlamentares, com exceção do vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), que apresentou requerimento pedindo que a votação do documento fosse adiada.

Carlinhos argumentou que em contato com o gerente do Posto de Operação da Sabesp em Ilhabela, José Paulo, foi solicitado uma reunião com os parlamentares para esclarecimento dos fatos noticiados.  O requerimento foi aceito com os votos contrários dos pares Sampaio Junior (PROS), Luizinho da Ilha (PCdoB), Benedita Gonzaga, Profª Dita (PTB) e Rita Janete, Drª Rita (PTdoB) e a votação adiada para a próxima sessão.

O vereador Sampaio Junior (PROS) reforçou que a Moção não era direcionada à pessoa do gerente da Sabesp na cidade, mas sim à empresa. “Adiar essa situação não prejudica a pessoa do Zé Paulo e sim a população de Ilhabela que não consegue ser atendida por essa empresa”, disse o parlamentar.

Tribuna

Sampaio Junior (PROS) usou a Tribuna para parabenizar a atuação da Polícia Militar nas ocorrências do fim de semana e para esclarecer que suas matérias não têm a intenção de perseguir pessoas e sim fiscalizar os atos do Executivo, função inerente ao vereador. Segundo Sampaio, após ser procurado por algumas pessoas relatando que suas matérias visavam perseguição pessoal, investigou e descobriu que a “maldade” estava sendo espalhada por membros do Executivo. “Infelizmente essas pessoas pertencem aos quadros do Executivo, mas a verdade vai prevalecer”, declarou o vereador.

Já o vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) usou a Tribuna para defender a ideia do IPTU Verde, alvo de uma indicação de sua autoria endereçada ao Executivo. O vereador revelou que gostaria de fazer a Lei, no entanto, para não incorrer em vício de iniciativa, enviou uma proposta ao Executivo. “Acho importante que o Executivo pense na necessidade das construções da nossa cidade andar lado a lado nos limites ambientais”, disse. A proposta visa conceder incentivo a quem investir em soluções sustentáveis nas edificações.    O vereador também cobrou uma resposta do Executivo a um ofício de sua autoria que pede a realização de audiência pública para apresentação do projeto de reurbanização da parte alta da Barra Velha aos moradores. “A obra já começou, mas é importante que a população saiba o que vai acontecer no local”.

Fotos anexas a Notícia: (Clique sobre a foto para ampliá-la.)

Vereadores discutem projeto durante a Sessão