• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 25 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    30/03/2015

    PAINEL DE REQUERIMENTOS – ACOMPANHE O TRABALHO DO SEU VEREADOR! 

    Adilton Ribeiro – PSD

    Manutenção na Água Branca

    O vereador presidente da Câmara de Ilhabela, Adilton Ribeiro (PSD) apresentou indicação ao Executivo subscrita pelos demais parlamentares pedindo providências para manutenção do pavimento da Rua Leolino Clementino Barbosa, na Água Branca. A via encontra-se em péssimo estado e é um local com intenso tráfego de veículos e pedestres, já que dá acesso à creche do bairro e ao espaço cultural da Fundaci. A indicação foi feita em atendimento a uma munícipe que enviou solicitação por e-mail a todos os vereadores.

    Quadra Poliesportiva no Alto da Barra

    Adilton Ribeiro (PSD) sugeriu ao Executivo a construção de uma quadra poliesportiva na região alta da Barra Velha. O parlamentar alega que o local é um dos mais populosos do município, sendo que a benfeitoria será de grande valia para garantir a prática de esportes em local adequado.

    Mais serviços no Site da Prefeitura

    O vereador presidente ainda pediu ao Executivo a ampliação dos serviços disponibilizados no site oficial da prefeitura, como impressão da segunda via do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), requerimentos para concessão de licença ambulante e renovação de alvará, além de acesso para consulta de débitos diversos. Adilton acredita que a medida trará mais comodidade e acesso para os munícipes.

    Manutenção de Calçamento no Reino

    Outra solicitação apresentada por Adilton Ribeiro (PSD) foi a manutenção do calçamento da Avenida Coronel Vicente de Faria Lima, no bairro do Reino. De acordo com o vereador, alguns locais da via se encontram em desnível, formando poças d’água que podem causar acidentes além de servir como criadouro para o mosquito transmissor da Dengue.

    Lixeira Comunitária

    Adilton Ribeiro sugeriu ainda a instalação de uma Lixeira Comunitária na Estrada da Toca, na altura do número 30. Segundo o parlamentar, a lixeira existente no local não suporta o volume de lixo gerado pelos moradores.

     

    Carlos Alberto – Carlinhos (PMDB)

    Senhas do Ciretran

    O vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB) oficiou o Executivo indagando a possibilidade da compra e posterior empréstimo de um sistema de senhas para o Ciretran na cidade. De acordo com informações de munícipes, o órgão não conta com agendamento para o atendimento das pessoas, o que tem gerado muita confusão.

    Playground no Jabaquara

    Carlinhos (PMDB) também pediu a Prefeitura que estudasse a possibilidade de instalar um playground e alguns aparelhos de ginástica na praia do Jabaquara, região norte do município. O parlamentar ressalta que várias praias do arquipélago já contam com o benefício, sendo justo que a comunidade e visitantes do extremo norte da ilha também contem com esses equipamentos.

    Ronda Escolar

    Outra solicitação apresentada pelo vereador Carlinhos (PMDB) e aprovada por unanimidade foi a realização de ronda escolar por militares que exercem a atividade delegada. Segundo o vereador, a ronda escolar tem sido prejudicada por conta do número reduzido de oficiais na cidade e a atividade delegada foi criada para minimizar o problema. Carlinhos sugere que esses policiais sejam destacados para a realização de ações próximas às escolas, sobretudo nos horários de entrada e saída, a fim de manter a ordem e coibir problemas maiores, como por exemplo, o tráfico de drogas.

    Cascalhamento no Ilhote

    O vereador Carlinhos (PMDB) sugeriu ainda ao Executivo, que realize o cascalhamento e o nivelamento da rua João de Souza Barbosa, localizada no bairro do Ilhote, região sul de Ilhabela. A via está completamente deteriorada pela chuva dos últimos dias e os moradores não conseguem chegar às suas residências com os veículos.

    Doação de bloquetes

    Carlinhos (PMDB) sugeriu ao Executivo a possibilidade de doação de bloquetes para o calçamento da Travessa da Estrada do Camarão, localizada próxima à Estação de Tratamento de Esgoto. De acordo com o parlamentar, os moradores do local se comprometem a realizar o serviço, dependendo apenas do material.

     

    Troca de tubos

    Outra solicitação do vereador Carlinhos (PMDB) foi a troca de tubos na Rua Ana Leite Julião Torres, no Bexiga, região sul de Ilhabela. Segundo o parlamentar, os equipamentos não comportam o volume de água em dia de chuva forte, causando transtorno a quem transita no local.

    Maria das Graças – Gracinha (PSD)

    Barranco na EM Tia Zoca

    A vereadora Gracinha Ferreira (PSD) pediu ao Executivo uma avaliação de risco da Defesa Civil no barranco das dependências da escola municipal Severina Barbosa de Faria – Tia Zoca, no alto do Itaquanduba, que está com terra caindo sobre o muro de arrimo, dando a impressão de que pode cair a qualquer momento. A parlamentar está preocupada com o risco de acidentes com as crianças que transitam pelo local.

    Retirada de Poste

    Outra solicitação da vereadora Gracinha Ferreira (PSD) foi a retirada de um poste de iluminação localizado na Rua José Feliciano da Silva, no alto do Itaquanduba. A parlamentar sugere a realocação do poste, pois disposto na esquina da via, como se encontra atualmente, tem trazido diversos transtornos aos munícipes que transitam no local, principalmente para os ônibus de transporte coletivo.

    Creche aos Fins de Semana no Itaquanduba

    Gracinha Ferreira (PSD) questiona o Executivo também se já foi efetuado o levantamento para a demanda de crianças que necessitam de creche nos finais de semana no bairro do Itaquanduba. A parlamentar lembra que a Secretaria de Educação informou a intenção de realizar um novo levantamento no início do ano letivo de 2015 para possível abertura da EM Emanuel Deivid, no bairro, aos fins de semana e feriados. Para justificar o pedido, Gracinha Ferreira (PSD) anexou um abaixo-assinado de pais da comunidade que necessitam do serviço.

    Intensificação de Vistorias

    Outra cobrança feita pela vereadora Gracinha Ferreira (PSD) foi a possibilidade de intensificação de vistorias para preservação da higiene das vias e logradouros públicos da cidade, conforme prevê o Código de Posturas municipal. A parlamentar lembra que o descarte de materiais e objetos de forma incorreta ocorre com frequência nas ruas da cidade, em flagrante desrespeito à legislação vigente, causando transtornos e ainda poluindo o meio ambiente.  Gracinha ressalta que a fiscalização e aplicação de multa aos infratores se fazem necessária porque infelizmente a experiência revela que somente as campanhas educativas não são suficientes para impedir as práticas mencionadas.

    Melhorias Urgentes na Água Branca

    Outra reivindicação apresentada pela vereadora Gracinha Ferreira (PSD) foi a necessidade de melhorias com urgência na Rua Pedro Vieira, no bairro da Água Branca. A via dá acesso ao Centro de Triagem e está em situação calamitosa por conta das chuvas dos últimos dias. Em dias de chuva forte, barro desce por toda extensão da rua, atingindo inclusive a Rua Leolino Clementino Barbosa, causando inúmeros transtornos aos munícipes.

    Luiz Paladino – Luizinho da Ilha (PCdoB)

    Melhorias no Santa Tereza

    O vereador Luiz Paladino de Araújo, Luizinho da Ilha (PCdoB), pediu ao Executivo a notificação das embarcações deterioradas que se encontram na praia de Santa Tereza, região central da cidade, além da fiscalização por agentes de saúde nas embarcações abandonadas e manutenção da iluminação pública do local. Em vistoria recente pelo bairro, o parlamentar conversou com munícipes e constatou in loco a necessidade dessas intervenções.

    Manutenção na Expedicionária Brasileira

    Outra solicitação do vereador Luizinho da Ilha foi a manutenção da pavimentação da Avenida Força Expedicionária Brasileira e suas travessas, na região central do município. Com a forte chuva dos últimos dias, houve o desnível de bloquetes em vários pontos, que podem acarretar acidentes e problemas maiores.

    Lixeira no Canta Galo

    Luizinho da Ilha (PCdoB) também solicitou ao Executivo a instalação de uma nova lixeira comunitária ou uma lixeira maior no Morro do Canta Galo, pois o equipamento existente no local não comporta o lixo gerado pelos moradores. O parlamentar também solicitou a manutenção da pavimentação no bairro, pois alguns trechos se encontram em péssimas condições, inclusive com um grande buraco, podendo causar acidentes.

    Alteração nas Aulas de Ballet

    O parlamentar Luizinho da Ilha (PCdoB) solicitou a alteração das aulas de ballet oferecidas pela Secretaria de Cultura e Fundaci. De acordo com o parlamentar, o novo horário das escolas em período integral termina às 16h e as aulas de ballet do período vespertino iniciam às 15h30, impossibilitando que as crianças participem da atividade.

    Castelhanos

    Luizinho da Ilha (PCdoB) pediu ao Executivo informações sobre a responsabilidade e garantia do serviço de cascalhamento na Estrada de Castelhanos. De acordo com o vereador, a estrada já apresenta a necessidade de nova manutenção, devido a chuva forte que assolou a cidade nos últimos dias. A falta de manutenção pode colocar a vida das pessoas em risco.

    Manutenção nos píeres

    O vereador Luizinho (PCdoB) pediu ao Executivo também que realize a manutenção emergencial nos píeres da Vila e dos Pescadores, na prainha. De acordo com o edil, os locais precisam desde troca de madeiras até fiação elétrica.

    Melhorias na Praça “Anacleto José de Souza”

    Luizinho da Ilha (PCdoB) solicitou ao Executivo uma série de melhorias na Praça “Anacleto José de Souza”, na Prainha, região central da cidade. Segundo o parlamentar, o local precisa de reparos na iluminação pública, bem como na placa de sinalização com o nome da praça, além da troca dos equipamentos da academia ao ar livre.

     

    Vereadora Benedita Gonzaga – Profª Dita (PTB)

    Novo CAPS

    A vereadora Benedita Maria Gonzaga de Campos, Profª Dita (PTB), pediu informações ao Executivo sobre as novas instalações do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) da cidade. De acordo com a parlamentar, é necessário um novo prédio para abrigar os atendimentos, bem como melhorias no mobiliário.

    Uniforme e EPIs para Bombeiros Civis

    Professora Dita (PTB) também pediu ao Executivo que providenciasse novos uniformes e equipamentos de proteção individual (EPI) para os bombeiros civis que atuam no município. A parlamentar lembrou que a base da corporação inaugurada em 2010 possui dez oficiais sob responsabilidade da prefeitura e que são necessários equipamentos e uniformes em prazo de validade para garantir o bom desempenho e segurança desses profissionais.

    Calçada no Centro

    Outra solicitação da vereadora Professora Dita (PTB) foi a possibilidade do executivo ceder bloquetes para serem utilizados no conserto de trechos de calçada da Rua Benedito Cardeal Sobrinho, na Vila. De acordo com a vereadora, a proprietária do imóvel teme usar outro material e ser multada por destoar da padronização usada na urbanização do Centro Histórico.

    Grades removíveis

    A vereadora Professora Dita (PTB) indicou ao Executivo a colocação de grades de proteção removíveis e limpeza da vala Benedito Rosa de Jesus, altura no número 80, no bairro do Perequê. Segundo a parlamentar, o local encontra-se sem proteção, podendo causar acidentes e facilitando o descarte irregular de lixo e restos de construção, o que obstrui a passagem e causa enchente em dias de chuva.

    Fiscalização na Água Branca

    A vereadora Professora Dita (PTB) solicitou ao Executivo que tome as providências cabíveis para notificar o proprietário de um terreno na Rua Leolino Clementino Barbosa, na Água Branca, para proceder a limpeza do local, bem como a construção de calçadas. De acordo com a parlamentar, a falta de manutenção tem causado transtornos para os vizinhos, com o aparecimento de animais peçonhentos e a falta de calçadas faz com que os pedestres se arrisquem transitando pela rua 

    Melhorias no Arrozal

    Outro pedido da vereadora Professora Dita (PTB) foi a realização de melhorias no bairro do Arrozal, no extremo norte do arquipélago. Segundo a vereadora, na altura das ruas 6 e 7se fazem necessários serviços de capina e instalação de iluminação pública. A vereadora ainda argumenta que a falta de manutenção no local tem trazido inúmeros transtornos aos moradores, colocando em risco a segurança dessas pessoas.

     

    Vereador Dr. Thiago Santos (SDD)

    Rotatória na Água Branca

    O vereador Thiago Souza Santos, Dr. Thiago (SDD) reiterou ao Executivo o pedido de uma rotatória no entroncamento da Rua José Bonifácio com a Av. Ernesto de Oliveira, na Água Branca. De acordo com o parlamentar, há um grande fluxo de veículos no local e a falta de sinalização contribui para a probabilidade de acidentes no cruzamento. Dr. Thiago acredita que a construção de uma rotatória seria uma maneira de organizar o trânsito e evitar transtornos no cruzamento.

    Ponto de Ônibus coberto no Taubaté

    Outro pedido do parlamentar Dr. Thiago (SDD) foi a construção de um ponto de ônibus coberto na Av. Dr. Mario Covas Junior na altura do número 13005, no Taubaté, região sul do arquipélago. Segundo o edil, a melhoria é necessária porque os moradores do local sofrem com as intempéries por aguardar o transporte coletivo em local inadequado.

    Recapeamento urgente na Toca

    Dr. Thiago Santos (SDD) solicitou ainda ao Executivo o recapeamento em caráter de urgência na Estrada da Toca. O parlamentar salienta que o pedido já foi feito por vários vereadores e a resposta do Executivo é de que as melhorias serão efetuadas após a instalação da rede de esgoto. No entanto, de acordo com Dr. Thiago, a situação é caótica e as intervenções no local são necessárias com urgência. 

    Lombadas na Água Branca e Barra Velha

    O vereador Dr. Thiago Santos (SDD) também reiterou ao Executivo o pedido de instalação de uma lombada na Rua Angelina Pinto de Oliveira, na Água Branca. De acordo com o parlamentar, a reivindicação foi apresentada em 2014, mas como não foi atendida, o pedido está sendo refeito. Dr. Thiago também solicitou a instalação de lombadas na Av. São Paulo, próximo ao número 763, na Barra Velha. O vereador salienta que os moradores solicitam a benfeitoria para garantir a segurança de quem transita no local.

     

    Vereadora Dra. Rita Janete (PTdoB)

    Equipamentos de Segurança nas Balsas

    A vereadora Rita Janete de Oliveira Gomes, Dra. Rita (PTdoB), oficiou a Dersa sobre a necessidade de regularização dos bancos de madeira adaptados em uma das laterais da Balsa FB20. De acordo com denúncias apresentadas à parlamentar, os bancos não receberam o acabamento necessário, apresentando lascas e farpas que podem causar acidentes. A vereadora cobra informações da Dersa e pede providências necessárias para resolver o problema no menor espaço de tempo.

    Redutores de Velocidade no Perequê

    A vereadora Dra. Rita Janete (PTdoB) oficiou o Executivo sobre a necessidade de instalação de redutores de velocidade na Rua Prefeito Geraldo Junqueira, no Perequê. Segundo a parlamentar a referida via é uma reta e propicia o transito em alta velocidade, podendo causar acidentes.

    Reparos em Luminária Pública

    Outra solicitação da vereadora Dra. Rita Janete (PTdoB) foi a solicitação de reparos na luminária pública localizada na altura do número 217 da Rua Angelina Pinto de Oliveira, na Água Branca. Em visita in loco, a parlamentar pode constatar que o equipamento está preso apenas por um parafuso, podendo causar acidentes.

     

    Sinalização de Incentivo na Ciclovia

    A vereadora Dra. Rita Janete (PTdoB), sugeriu ao Executivo que instale placas de incentivo ao Esporte em todo o percurso da ciclovia existente na orla do arquipélago. Dra. Rita acredita que a colocação de placas motivacionais com mensagens de incentivo à prática de atividades físicas e esportivas, além de dicas de exercício e alimentação é uma forma de motivar a população a ter um dia a dia mais saudável, obtendo maior qualidade de vida.

     

     

    Vereador Sampaio Junior (PROS)

    Análise de Anteprojeto de Política do Meio Ambiente

    O vereador Sampaio Junior (PROS), sugeriu ao Executivo a análise de um anteprojeto que trata da nova política municipal do Meio Ambiente. De acordo com o vereador, em virtude do encaminhamento de projeto de Lei do Executivo que trata das disposições do Conselho e do Fundo Municipal do Meio Ambiente que se encontra em trâmite na casa, foi verificado pelo parlamentar que o município não possui uma política e um sistema municipal de meio ambiente, e tendo em vista a necessidade de adequação da legislação municipal à Constituição Estadual e Federal, o edil teve a iniciativa de apresentar um anteprojeto com as novas políticas para apreciação do Executivo.

     

    Vereador Nagib do Calçamento (PPS)

    Instalação de Rede de Água

    O vereador Nagib Pereira dos Santos, Nagib do Calçamento (PPS), solicitou ao Executivo que tomasse as providências cabíveis junto à Sabesp para realizar a instalação de rede de água na Rua Zabumba, na Barra Velha. Segundo o parlamentar, o local não possui água tratada e os moradores utilizam água da cachoeira para o consumo, o que pode trazer riscos à saúde dessas pessoas.

     

     

    Pavimentação na Barra Velha, Sul e Água Branca

     

    Outra reivindicação apresentada por Nagib do Calçamento à Prefeitura foi a necessidade de pavimentação da Rua do Zabumba e Estrada do Camarão, na Barra Velha, Rua Benedito Bento Souza, na Água Branca e Rua Antônia Silva Santana, no bairro do Portinho, região sul de Ilhabela. O parlamentar alega que em vistoria aos locais citados, recebeu diversas cobranças dos moradores quanto a importância da pavimentação, pois em alguns trechos fica impossível transitar em dias chuvosos, causando inúmeros transtornos aos moradores dessas localidades. 





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600