• Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    26/03/2015

Vereador denuncia irregularidades em obra de píer na Vila

O vereador Sampaio Junior (PROS) fez uso da Tribuna na sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela na última terça-feira (24/3), para denunciar possíveis irregularidades na obra de ampliação do cais turístico da Praça das Bandeiras, na Vila, centro da cidade. O local é usado para o desembarque dos turistas de navio que visitam o município.

Munido de dados e imagens, o parlamentar apresentou aos pares e público presente, uma cronologia das intervenções feitas no local, que tiveram início em 2009 e ainda não teriam sido concluídas. De acordo com Sampaio Junior, “Há fortes indícios de direcionamento da licitação à empresa Pré-Engenharia e de superfaturamento na obra”.

O vereador apontou ainda que o contrato firmado entre a empresa e a prefeitura não foi cumprido, pois a Pré-Engenharia teria deixado de instalar quatro pontões flutuantes, 15m² de vidro laminado e uma cobertura de vinil com estrutura de aço. A prefeitura, por sua vez, teria deixado de aplicar a sanção administrativa pelo atraso da obra, medida que também estaria prevista no contrato.

O fato que mais indignou o parlamentar foi de que mesmo dentro do prazo de garantia da obra, o píer precisou de nova reforma e as essas intervenções foram feitas por funcionários da prefeitura. Para provar a informação, o vereador apresentou uma série de fotos que identificam o uso de equipamentos e funcionários do Executivo realizando os serviços.

Sampaio Junior criticou ainda o fato de que a execução dos serviços pela prefeitura foi supervisionada pela pasta de Serviços Públicos, gerida atualmente pelo vereador licenciado Valdir Veríssimo, que por estar na Casa desde a legislatura passada, teria conhecimento de todos os fatos apresentados, bem como de que a obra ainda estaria dentro do prazo contratual, que imputaria a responsabilidade à Pré-Engenharia para a garantia e manutenção dos serviços.

Sampaio disse ainda que fez uma representação ao Tribunal de Contas do Estado acerca das irregularidades na obra, que foi entendida pelo órgão como procedente. “É lamentável ter que trazer esse tipo de informação. Lembrando ainda que essa é só mais uma das tantas obras que apresentam problemas em nosso município”, finalizou o edil.