• Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    23/03/2015

Vereadores de Ilhabela são eleitos para nova Diretoria Executiva da Frente Parlamentar da RM Vale

Os vereadores de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha e Adilton Ribeiro (PSD), foram eleitos primeiro e segundo tesoureiros respectivamente na nova diretoria da Frente Parlamentar de Vereadores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (RMVale) na última sexta-feira (20/3) em São José dos Campos.

Gracinha Ferreira teve o nome sugerido pelo ex-presidente da Frente, vereador Hernani Barreto (PT), de Jacareí, que presidiu a entidade no biênio passado, por sua gestão austera e econômica à frente do Legislativo de Ilhabela. Adilton Ribeiro, que preside atualmente a Câmara do arquipélago, ficou com a segunda tesouraria, que não demanda tanto tempo, já que precisa dar expediente na Casa de Leis ilhéu.

O pleito elegeu ainda o vereador Wagner Balieiro (PT) de São José dos Campos, como presidente e Thales Fonseca (PCdoB), vereador de Cruzeiro, como vice-presidente. A chapa ainda é composta pela vereadora Maria das Gracias Leiva (PT), de Monteiro Lobato e Fernando Queiroz (PR) de Piquete como primeiro e segundo secretários, além de Daniel Pereira (PSDB) de Redenção da Serra, como diretor social, Bruno de Camargo (PSDB) de Lorena, como diretor legislativo e João Vidal (PSB) de Taubaté como Diretor de Comissões Temáticas.

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos os vereadores Luiz Maurício Coutinho, o Manolo (PV) de Bananal como presidente, Maria Aparecida Souza da Costa, a Mariinha (PHS), de Bananal, Carlos Tiaca (PMDB) de São José dos Campos e Ailton Martins (PMDB) de Monteiro Lobato, como membros. A suplência ficou com os parlamentares Luiz Henrique de Abreu, o Neneca (PDT), de Taubaté e José Eduardo Oliveira, o Furreca (PT) de Bananal. Por aclamação na assembleia, ficou definido que o Conselho Consultivo será eleito em outra oportunidade, com abertura à participação de entidades da sociedade civil organizada interessadas em compor a Frente Parlamentar.

O evento contou com a presença de vereadores das cidades de São José dos Campos, Jacareí, Santa Branca, Bananal, Lorena, Jambeiro, Cruzeiro, Ilhabela, Taubaté, Monteiro Lobato e Redenção da Serra. O diretor da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Luiz Mauro Machado dos Santos, o Marinho, participou do evento, colocou a entidade à disposição da Frente Parlamentar e alertou os vereadores sobre a necessidade de resgatar as bases fundamentais do papel da vereança.

O deputado Estadual, padre Afonso Lobato (PV), também participou da reunião e pediu apoio aos parlamentares para incluírem na pauta de discussões e ações da Frente Parlamentar da RM Vale três temas: hospital regional no Vale Histórico, “estouro” do teto de oncologia na região e crise hídrica. O deputado se dispôs a participar de outra reunião, com a nova diretoria eleita, para dar andamento nos trabalhos relacionados aos temas propostos.

A Frente Parlamentar de Vereadores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte foi criada em 2013 como um órgão de representação dos vereadores da região para estimular o intercâmbio político-administrativo entre os órgãos representativos da região e do Estado, com o objetivo de propor e debater projetos e medidas que visam o progresso regional. A região metropolitana do Vale e Litoral possui 414 vereadores, 39 municípios e 2,5 milhões de habitantes.