• Ilhabela, 25 de Abril de 2024.
    17/11/2014

Vereadores e população participam de audiência da Polícia Militar

A audiência pública da Polícia Militar, realizada na Câmara de Ilhabela, na noite de quinta-feira (13/11), reuniu a população e sociedade civil para uma discussão sobre segurança. O arquipélago foi o primeiro município do litoral a receber o debate que é realizado em todo o interior do estado.

O tenente coronel Nilson Souza Silveira, comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar no Litoral Norte, explicou a atuação da polícia e revelou dados sobre a segurança na região. Ao ano, a polícia recebeu 67 mil chamados de emergência, realizou 6,9 mil operações, 157 mil pessoas abordadas e aproximadamente mil e duzentas pessoas presas no litoral. O Coronel Nilson ainda ressaltou a educação como um dos grandes fatores para inibir a violência, como o trabalho do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

A polícia também apresentou o planejamento e forneceu informações sobre a Operação Verão. Está previsto, nas quatro cidades do litoral norte, o acréscimo de viaturas e a triplicação do número de policiais durante a temporada. “As cidades do litoral precisam de atenção especial no verão pelo grande número de pessoas na temporada”, afirmou Nilson Silveira.

Os munícipes presentes relataram casos de veículos com som abusivo, como um dos principais problemas de segurança e violação do sossego. Moradores também solicitaram mais rondas e a volta do Conseg (Conselho de Segurança).

O tenente Adriano Diniz, comandante do 1° Pelotão da Polícia Militar de Ilhabela, incentivou e recomendou que a população ligue para o 190 ou entre em contato com a polícia para fazer denúncias e reclamações, assim como sugestões. A Polícia Militar informou que a volta do Conseg no município também está prevista para 2015.

A vereadora e presidente da Câmara, Gracinha Ferreira (PSD), considerou a audiência muito positiva e importante para a população. “Essa aproximação entre a polícia, munícipes e poder público é essencial para a nossa segurança”, afirma.