• Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    15/10/2014

Vereador tem propostas de inclusão digital para o município

O vereador Adilton Ribeiro (PSD) esteve, na última segunda-feira (13/10), na cidade de Praia Grande para conhecer os programas educacionais de inclusão digital, bem como a “Frequência Digital” nas escolas, tema de seu requerimento apresentado na sessão de 7/10.

O parlamentar sugeriu à Secretaria de Educação, por meio do requerimento, a implantação do controle eletrônico de frequência dos alunos para as escolas do município. A reivindicação pretende inovar o método de frequência para aperfeiçoar vários aspectos como controle diário de classe e de merendas, evasão escolar, acompanhamento do programa Bolsa família (que se baseia na frequência dos alunos para manterem o benefício).

Adilton também pôde constatar a eficiência dos avanços tecnológicos educacionais nas escolas municipais da cidade, como a lousa digital e tablets com conteúdo didático nas salas de aula. A lousa tem software integrado ao sistema operacional, onde o professor pode utilizar os arquivos de acordo com a aula e preparar apresentações nos programas comuns de computador, como Power Point e complementar com links de sites. Para cada escola é disponibilizado uma quantidade de  tablets, com conteúdos didáticos digitais pertinentes ao ciclo educacional. A direção escolar monta o cronograma para a utilização da ferramenta para que todos os alunos tenham acesso à aula interativa. É essencial realizar treinamentos com os professores, pois as crianças dominam os mecanismos, tornando o interesse pelas aulas que utilizam a novidade positivo.

O edil pretende utilizar a inovação tecnológica como modelo para propostas na educação de Ilhabela. "Ficarei muito feliz caso a gestão atual tenha interesse em realizar esses investimentos, principalmente por ser na área educacional, onde o reflexo será positivo não só no desempenho em sala de aula, como também na sociedade em geral", afirma o parlamentar.