• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 16 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    13/10/2014

    Vereadora sugere implantação de lixeiras subterrâneas

    A vereadora e presidente do Legislativo ilhéu, Gracinha Ferreira (PSD), solicitou, em requerimento ao Executivo, a implantação do sistema de lixeiras subterrâneas no município.

    A proposta é a substituição das caçambas de lixo por lixeiras de aço inoxidável, colocadas no passeio público sobre contentores instalados no subsolo dessas calçadas, que podem comportar grande volume de resíduos, recolhidos em dias específicos por caminhões de lixo adaptados. O sistema prevê instalação de caixas separadas para cada material reciclável, estimulando a separação do lixo e incentivando a reciclagem. Com o mecanismo subterrâneo, o lixo fica armazenado de forma segura, sem risco de ser arrastado pelas chuvas e acumular pelas ruas, evitando também a ação de vândalos e animais que espalham os resíduos, como acontece atualmente.

    Surgido na Europa no final da década de 90, esse sistema de coleta de lixo já é realidade em cidades como São Paulo, Salvador e Fortaleza. O município de Paulínia, no interior de São Paulo, foi o pioneiro na implantação deste sistema, em 2011.

    “A medida visa proporcionar qualidade de vida reduzindo os riscos à saúde da população, além de economizar em 30% os custos de coleta”, explica a vereadora.

     





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600