• Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    01/10/2014

Poderes Legislativo e Executivo demonstram cumprimento de metas fiscais

Os poderes Legislativo e Executivo de Ilhabela prestaram contas na audiência pública para a demonstração do cumprimento de metas fiscais referentes ao segundo quadrimestre de 2014, atendendo a Lei Complementar n°101/200, nesta terça-feira (30/9), no auditório da Câmara. As informações foram apresentadas pelo diretor financeiro da Casa de Leis, Marcos Anchieta e pelo secretário de Finanças do município, Mauricio Calil.

Em 2014, o Legislativo utilizou R$ 3.220.000,00 dentro do orçamento de R$ 4.120.00,00, devolvendo quase um milhão de reais aos cofres públicos, sendo 66% dos gastos com folha de pagamento de funcionários e 34% com pagamento das obrigações patronais, como impostos, e manutenção das atividades legislativas. No ano passado, a Câmara economizou o valor de R$ 710 mil reais.  Com os recursos restituídos, o novo prédio da Câmara adquirido pelo Executivo foi pago em 80% por recursos próprios do Legislativo. De acordo com o diretor de finanças Marcos Anchieta, a Câmara está cumprindo rigorosamente todos os limites constitucionais. “Verificou-se que no último biênio houve uma diminuição considerável das despesas”, conta.

No Executivo, a receita deste ano resultou em R$ 208.957.336,63, sendo R$ 26.834.500,00 proveniente de tributos, como IPTU, ISS, ITBI, IRRF e Taxas. Em 2013, foi arrecadado da receita tributária R$ 25.680.290,00. Segundo o secretário Maurício Calil, os impostos foram aplicados no ensino e na saúde.

Entre as autoridades, estiveram presentes a presidente da Câmara Gracinha Ferreira (PSD), os vereadores Adilton Ribeiro (PSD), Benedita Gonzaga, (Prof. Dita-PTB), Rita Gomes, (Dra. Rita-PTdoB), Luzinho da Ilha (PCdoB), Nagib do Calçamento (PPS), Sampaio Junior (PROS) e Thiago Santos (Dr. Thiago-SDD).