• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    13/12/2012

Vereador de Ilhabela apresenta projeto de Lei que pretende instituir como patrimônio histórico-cultural e turístico do município, o local conhecido como Pedras dos Sinos

O projeto foi apresentado durante a última sessão ordinária de 2012 pelo vereador Marinho.

O vereador da Câmara Municipal de Ilhabela, Luiz Mário de Almeida Matarazzo (Marinho – PV), apresentou durante a última sessão ordinária de 2012, realizada na terça-feira, 11, projeto de Lei que institui como Patrimônio Histórico-Cultural e Turístico de Ilhabela, o local conhecido como “Pedras dos Sinos”, situado na Praia da Garapocaia, no lado norte do município.
    A propositura prevê que o local passe a ser referência para visitação, orientado pelo Poder Público Municipal, tendo em vista a preciosidade mineral contida em suas pedras que emitem sons, em várias tonalidades e de perfeita nitidez. A matéria também determina que o Poder Público Municipal poderá criar no local, belvederes ou equipamentos de apoio e suporte, para vista panorâmica e acessos por entre as referidas pedras, bem como manter guias turísticos para orientação do visitante e uso dos martelos, os quais deverão ser especiais, para não danificarem a qualidade e a acústica das referidas pedras. Marinho relatou que as “Pedras dos Sinos”, localizadas no bairro da Garapocaia, são, há muito tempo, consideradas um dos pontos turísticos mais visitados de Ilhabela e conhecidas pelos visitantes do mundo inteiro. O vereador ressaltou que ao longo do tempo, foi divulgada em letras de músicas, em poesias e em livros de poetas de renome, e por caiçaras em seus pasquins ou cantigas de viola, de forma a demonstrar sua magnitude de beleza e o seu encantamento. O par também mencionou que as Pedras dos Sinos se transformaram em relicário de memórias de casais apaixonados que passaram sua lua-de-mel na cidade e fotografaram o lugar e gravaram em fitas os sons de suas notas musicais, que eram emitidas quando atritas pelo malho ou pelo martelo e as levavam para mostrar e provar aos seus familiares e amigos, que só acreditavam no fato quando lhes eram exibidos os sons inesquecíveis, só peculiar em Ilhabela. Marinho ainda relatou em sua justificativa, a lenda das Pedras: no século XVII, ao amanhecer, surgiu no canal uma caravela de piratas que se dirigia a Ilhabela, na época chamada de Ilha de São Sebastião, a população ainda estava dormindo. Quando os piratas estavam preparando-se para abrir fogo contra a ilha, de repente ouviu-se o soar de sinos, a população despertou e logo se prepararam para receber os piratas. Nisto surgiu um guerreiro que tomou o comando lutando bravamente e, em pouco tempo fez o inimigo recuar. Este guerreiro era São Sebastião. Após a batalha, voltou a clama ao povoado e todos quiseram saber onde estavam os sinos, pois os sinos não eram os da Igreja da Armação. Ninguém sabia explicar, a não ser os indígenas que diziam Garapocaia, Garapocaia enquanto apontavam para as pedras, que desde então passaram a ser chamadas de Pedras do Sino, transformando-se, assim, em Patrimônio Histórico-Cultural e Turístico de Ilhabela.

Câmara Municipal de Ilhabela
    12 3896 9600 / 9621 / 9735 9274