• Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    25/06/2014

Vereadores aprovam projetos e moções em sessão de Câmara

Na sessão ordinária, os vereadores da Câmara de Ilhabela aprovaram Projetos de Lei e Moções de Louvor na noite desta terça-feira (24/6). Foram aprovados por unanimidade os PLs 064/2013 que denomina como “Rua dos Tucanos” a via pública que tem seu início na altura do nº 2.578 da Av. Brasil e 065/2013 que denomina como “Rua dos Ipês” a via pública que tem seu início na altura do nº 1.109 da Estrada do Cocaia. Os projetos, de autoria do vereador Luizinho da Ilha (PCdoB), são reivindicações de munícipes e visam oficializar as servidões de passagem pública, além de solicitar melhorias, pois muitos moradores já utilizam as vias. O PL 021/2014, também sobre denominação de via pública, homenageia a ilhabelense “Aurora de Moura” dando nome à Rua Projetada 75. A propositura da vereadora e presidente do Legislativo, Gracinha Ferreira (PSD), é um projeto já apresentado em 2009 pelo ex-vereador Jovelino Pereira Brito que teve sua tramitação suspensa em razão de litígio sobre a legalidade da oficialização do logradouro como via pública. Comprovada a legalidade do projeto e em atendimento ao pedido de moradores, Gracinha o reapresentou. Aurora de Moura, conhecida popularmente como “Dona Lolinha”, iniciou seu trabalho no Cartório de Registros Civis de Ilhabela, sendo a primeira titular, e uma das primeiras mulheres a sustentar a família sozinha. Trabalhou no Cartório por 35 anos e paralelamente sempre desenvolvia atividades de filantropia. “Pela sua generosidade, carinho, presteza, solidariedade, tornou-se um ícone da história caiçara e quem teve a oportunidade de conhecer Dona Lolinha, sabe o quanto ela era importante para a comunidade”, explica Gracinha. Já o Projeto de Lei 09/2014, de autoria do Executivo, que regulamenta a nível municipal – MEI Microemprendedor Individual e regulamenta o Projeto Sala do Empreendedor foi retirado da votação. Os vereadores também aprovaram a Moção de Louvor, de autoria do vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), ao Grupo “Dança de Rua é Arte”, pelo desempenho no Mundial de Hip-Hop, em Las Vegas (EUA). A vereadora Gracinha apresentou duas Moções aos padres Daniel Inácio e João Marcos da Silva, que estão de partida, pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Ilhabela.