• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    07/12/2012

Câmara de Ilhabela aprova e entrega Moções de Louvor durante sessão ordinária

Os vereadores apresentaram duas moções durante ordinária, sendo que uma delas foi entregue na mesma noite as homenageadas do Fundo de Solidariedade de Ilhabela.

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Ilhabela, realizada na última terça-feira, 04, vereadores apresentaram duas Moções de Louvor, sendo que uma delas foi entregue na mesma noite as homenageadas do Fundo de Solidariedade de Ilhabela.
    A primeira matéria apresentada, de nº 13/2012, é de autoria dos parlamentares Valdir Veríssimo de Assunção (Professor Valdir – PPS) e Rogério Ribeiro de Sá (Professor Catolé – PV), direcionada a Escola Técnica Estadual de São Sebastião pelo seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os pares ressaltaram que dentre as escolas públicas do Litoral Norte a ETEC – São Sebastião ficou em 1º lugar, com 549,3 pontos, na posição 1.069. Segundo os pares, ainda há muito a melhorar, mas esta moção tem o sentido de reconhecer o trabalho de todos os funcionários, professores, direção e alunos da referida escola.
    Já a Moção 14/2012, de autoria do vereador Márcio Garcia de Souza (PSD), foi oferecida a senhora Lúcia Heidorn Reale Colucci, presidente do Fundo de Solidariedade de Ilhabela e as funcionárias Maria de Lourdes Salomão Barbosa, Maria Tereza Bianchine e Gisela de Souza Carvalho, pelos excelentes serviços prestados ao município. De acordo com o autor da moção, as homenageadas vêm realizando um trabalho impar de igualdade social, desempenhando diferentes ações eficazes na área, com o objeto de qualificar profissional. O Fundo Social conta com diversos cursos voltados não só na capacitação como na geração de renda. Sempre buscando parceiro para oferecer cursos de qualidade a Presidente do fundo social junto com sua equipe e o SENAI já formaram diversos alunos nas áreas de instalador elétrico, costura em máquina reta, instalador hidráulico, pintura residencial, calcetaria, marcenaria e movelaria (máquinas doadas pelo Rotary Club Internacional) – parceria com Instituto Véritas. O vereador ressaltou que outro parceiro é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, onde participara um total de 298 moradores entre zona urbana e as comunidades tradicionais caiçaras. Foram oferecidos cursos de aproveitamento de alimentos, artefatos artesanais para datas comemorativas, artesanato em fibras vegetais bananeira/papel, eletricista – instalações elétricas em baixa tensão, jardineiro – implantação de jardim, jardineiro – manutenção, condução e reforma pedreiro, hidráulica – rede de água, processamento artesanal de banana verde, processamento artesanal de frutas, programa promovendo a saúde no campo e programa Turismo Rural. O par também salientou que o Fundo Social conta ainda com outros cursos como, básico de informática, pintura em tecido, manicure e pedicure, depilação, bijuteria, panificação, enfeites de natal e carnaval, padaria artesanal – parceria com Espaço Cultural Pés no Chão, mobilização de grupo de mulheres das comunidades tradicionais para confecção e venda de artesanato e padaria no Bonete. Vale ressaltar o Grupo Melhor Idade em Ação, que tem sido destaque em vários campeonatos de Dança e faz sucesso por onde passa. A equipe participa ativamente dos Jogos Regionais do Idoso – JORI em muitas modalidades esportivas. Márcio relatou também sobre a Semana Internacional do Idoso, que foi sucesso nos últimos quatros anos com palestras, caminhadas, bailes, aulas de dança e panificação, entre outras. Márcio ainda conta que há dois anos o Fundo Social inovou a Campanha do Agasalho “Roupa boa à gente doa”, que além das roupas, arrecadaram também cobertores em parceria com as entidades sociais e empresas que atendeu cerca de mil pessoas. Ainda destacou a Oficina de Costura Mãos de Fada, um projeto que tem por objetivo despertar o espírito empreendedor nas mulheres que participam do curso de costura I e II, as peças produzidas na oficina eram expostas no prédio da Secretaria da Cultura. Hoje o Fundo de Solidariedade já conta com seu Empório de Moda, além de roupas e acessórios originais, o local também é ponto de comercialização dos produtos de entidades assistenciais e artesãos locais. Para o vereador, a eficiência e a dedicação de toda a equipe social provaram que é possível oferecer um brilhante trabalho a população. E de acordo com ele, esta moção é uma forma singela de Leis expressar, em nome da população que representa, o reconhecimento e os agradecimentos pelo trabalho por ela e por toda sua equipe realizado na área social do município.
    Na ocasião, as homenageadas do Fundo Social estavam presentes na sessão e receberam das mãos do vereador Márcio Garcia, a Moção de Louvor a elas oferecida.

Foto: Bruna Campos / CMI
    Legenda: Foto02: Na foto, o vereador Márcio Garcia e as homenageadas do Fundo de Solidariedade de Ilhabela, a presidente Lúcia Heidorn Reale Colucci e as funcionárias Maria de Lourdes Salomão Barbosa, Maria Tereza Bianchine e Gisela de Souza Carvalho.

Câmara Municipal de Ilhabela
    12 3896 9600 / 9621 / 9735 9274
    Bruna Campos
    MTB 52 222

Fotos anexas a Notícia: (Clique sobre a foto para ampliá-la.)