• Ilhabela, 20 de Abril de 2024.
    06/12/2012

Câmara de Ilhabela aprova três projetos de Lei de denominação de vias públicas

A Câmara Municipal de Ilhabela aprovou na última terça-feira, 04, em sessão extraordinária, três projetos de Lei que dispõem de denominações de vias públicas.
    O PL 32/2012, que é de autoria da então vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato (PPS), foi aprovada com inclusão de uma emenda modificativa do ex-vereador Roberto de Lourdes do Nascimento (Timbada – PSDB), que teve como objetivo corrigir a metragem da rua, solicitação realizada pela, então, autora do projeto. O PL denomina de “RUA JOÃO VITOR PEREIRA DOS SANTOS”, a via do bairro Itaquanduba. Com a denominação da rua, foi prestada homenagem ao “pequeno” João Vitor que faleceu aos oito meses de idade, vitima da Varicela, deixando seus pais e familiares dominados pela tristeza e eternas saudades.
    O PL 74/2012, de autoria do presidente da Casa, vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos – PMDB), denomina de “SERVIDÃO DE PASSAGEM 250”, a via pública que tem início na altura do nº 250, da Rua João Leite Julião dos Santos, localizada no bairro Barra Velha, e que mede 2,10 metros de largura e 35 metros de comprimento. Carlinhos ressaltou que foi procurado por moradores de uma passagem que é usada como acesso às suas residências. Segundo informações, esse local ficou conhecido como “250”, por estar localizado próximo a uma residência com esse número, de modo que os próprios moradores utilizam esse nome como referência para identificar o local. Deste modo, de acordo com Carlinhos, a proposta tem o objetivo de manter o nome que todos já estão acostumado, bem como, acabar com os transtornos vivenciados pelos moradores daquela via pública por conta da falta de denominação oficial da localidade, uma vez que este problema impede a implantação de serviços básicos, como o fornecimento de água, energia elétrica e telefone, e ainda prejudica a entrega de correspondências e de mercadorias.
     Já o PL 96/2012 é de autoria do vereador Jadiel Vieira (Keko – PPL) e denominou de “TRAVESSA ALZIRA CAROLINA DOS SANTOS”, o local que tem seu início na Rua Pernambuco, na altura do número 216, e término na Rua Alagoas, no bairro da Barra Velha, que mede 70 metros de extensão e 3,90 metros de largura. A homenageada, Alzira Carolina dos Santos, nasceu em Ilhabela, na Praia do Viana aos em 1907, passando toda sua infância e juventude no local mencionado. Casou-se com Antônio Domingues dos Santos e desta união nasceram seis filhos, que lhe deram 22 netos e estes por sua vez, 41 bisnetos. Segundo Keko, mesmo com seus filhos ainda crianças, a senhora Alzira conseguia tempo para trabalhar como doméstica para ajudar seu marido, que era servente de pedreiro, a trazer o sustento para sua casa. Em 1963, a senhora Alzira, seu marido e seus filhos foram morar na cidade de Santos, em busca de tratamento médico, na tentativa de encontrar a cura para a senhora Alzira que sofria de diabetes crônica. Infelizmente, em fevereiro de 1969, Alzira veio a falecer em Santos, vítima da doença. O vereador ainda ressaltou que hoje, a família da homenageada, tornou-se uma das mais tradicionais de Ilhabela, atuante na Congada de São Benedito, Grupo Melhor Idade em Ação e no Carnaval do município, através do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos do Garrafão. E para Keko, a denominação é uma justa homenagem a amiga e cidadã.

Câmara Municipal de Ilhabela
    12 3896 9600 / 9621 / 9735 9274