• Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    14/05/2014

Câmara comemora Semana da Cultura Caiçara com homenagens

Na sessão desta terça-feira (13/5), a Câmara do arquipélago homenageou cinco personalidades que representam a tradição caiçara em comemoração a XIV Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela, que acontece em maio.

O vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) indicou as homenagens com o acompanhamento de todos os pares aos caiçaras que prestaram relevantes serviços à cultura caiçara.

O homenageado Benedito Avelino do Santos, conhecido popularmente como “Seu Bidíco” é um caiçara nascido em Ilhabela, filho e neto de caiçaras da Ilha de Búzios. É pescador desde os 15 anos, e exerce a atividade até hoje, aos 81 anos. Com seu modo de vida, Bidico mantém viva as tradições da cultura caiçara, passadas de pai para filho.

Em memória da caiçara Helena Isabel dos Santos Conceição, os seus familiares receberam a homenagem pela popularmente conhecida como “Dona Helena”, por ter sido uma figura tradicional no Carnaval da cidade e na história de Ilhabela. Helena sempre se envolveu em questões comunitárias e era considerada uma líder em seu bairro e também entre os familiares. Ela faleceu em 2014, aos 75 anos.

O pescador caiçara Osmar de Jesus, o “Seu Mazinho” vem de família tradicional caiçara e desde os 14 anos de idade trabalhou como pescador, mesmo sem saber nadar. O homenageado é conhecido pelos caiçaras como um exemplo de homem trabalhador, patriarca de uma família que mantém as origens caiçaras.

João Elizário de Jesus, filho de caiçaras foi criado no bairro da Praia do Pinto, onde desenvolveu habilidades artísticas. Elizário cria obras de arte nativas como replicas de barquinhos de pesca, objetos e cenários caiçaras apenas com restos de madeira e canivete, fazendo do artesanato caiçara sua atividade cultural.

O homenageado Delcides Cardial, além de caiçara é um poeta que evidencia a cidade e suas tradições através de suas obras. É autor do livro “Ilhabella da Princeza – Um Sonho em Versos”, uma obra de poesias que remetem a antiga Ilhabela até os dias de hoje, trazendo a essência da cultura caiçara à tona, na qual Delcides declara em poesia sua admiração pela cidade.

Para Luizinho, é de extrema importância a valorização do caiçara, além da preservação das histórias e da arte do arquipélago. “Essas pessoas mantém viva a essência e a tradição caiçara, deixando acesa a chama da cultura de Ilhabela”, conta Luizinho.