• Ilhabela, 25 de Abril de 2024.
    17/04/2014

Vereadores e população de Ilhabela cobram melhorias à Dersa

A Câmara realizou na noite desta quarta-feira (16/4) a audiência pública sobre o Sistema de Travessia de Balsas entre Ilhabela e São Sebastião. A discussão contou com a presença de todos os vereadores da Casa, do prefeito Antônio Colucci, do Diretor de Operações da Dersa, João Henrique Poiani, do delegado da Capitania dos Portos, Marcelo Sá e mais de 100 munícipes e usuários da balsa.

A população cobrou providências à Dersa quanto aos constantes atrasos e filas, estado das embarcações, capacitação dos funcionários e principalmente o tratamento dado aos pedestres. Munícipes relataram casos de desrespeito dos funcionários com os usuários. O diretor da Dersa foi questionado devido às áreas de espera reservadas aos pedestres, que, de acordo com moradores, são de condições sub-humanas. Os moradores ainda propuseram à empresa a disponibilização de lanchas para transportar os pedestres, como é feito na travessia Santos-Guarujá.

Um dos problemas dos usuários também é a limitação de pessoas na embarcação, o que ultimamente vem causando vários transtornos para a população.

O delegado da Capitania dos Portos esclareceu que a limitação de pedestres na balsa é uma questão de segurança e que a embarcação não pode fazer o transporte com excesso de pedestres. Marcelo Sá sugeriu que a frequência das balsas seja aumentada.

Questionado, o diretor de operações acredita ter resolvido o problema dos estudantes. “Fomos procurados por uma comitiva e disponibilizamos duas embarcações para os horários de pico”, assegura. De acordo com Poiani, a Dersa já vem trabalhando em melhorias, como a reforma das balsas. Sobre a travessia dos pedestres com lanchas, o diretor revela que não é uma solução tão simples, já que envolve as duas cidades, Ilhabela e São Sebastião. João Poiani ainda se responsabilizou em atender algumas solicitações feitas na audiência, como a melhora na área de espera reservada aos pedestres. Poiani ainda garantiu que, no feriado de páscoa, seis balsas irão funcionar para atender a demanda.

Preocupado, o vereador de São Sebastião, Edivaldo Pereira, o Teimoso, também participou da audiência e se solidarizou à situação dos munícipes, que segundo ele é inaceitável.

Para os vereadores ilhéus, a precariedade do serviço da Dersa é eminente. O vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), autor do requerimento que propôs a audiência, sugeriu a implantação de uma balsa maior para comportar todos os pedestres, com um número maior de coletes salva-vidas. Carlinhos também fez críticas devido aos problemas vivenciados por munícipes, também presenciados por ele. “Nós vamos cobrar as reivindicações que fizemos aqui, pois está tudo registrado”, afirma.

Munícipes e vereadores concordaram em cobrar novamente à Dersa, caso soluções e melhorias não sejam realizadas.

Assembleia

Os vereadores de Ilhabela estiveram na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo também para uma audiência pública sobre a travessia, nesta terça-feira (15/4). O debate foi realizado pelos deputados da Comissão de Transportes, com a presença do diretor-presidente da Dersa, Laurence Casagrande.

Na ocasião, Laurence apresentou os diversos projetos da empresa, incluindo o túnel submerso de Santos-Guarujá, mas a travessia entre Ilhabela e São Sebastião foi excluída dos atuais trabalhos da Dersa. Já o diretor de Operações, João Poiani, mostrou estatísticas que revelam que o desempenho operacional de travessias em Ilhabela é o segundo maior realizado pela Dersa e que a operação ainda tem um déficit de 25% da receita e dos custos, porém os dados apresentados são de 2012.

Representando a Câmara, o vereador Sampaio Junior (PROS) se manifestou contra o serviço prestado pela Dersa e defendeu os munícipes prejudicados pelo serviço oferecido pela empresa, como os estudantes e trabalhadores que enfrentam problemas diários com a balsa. Sampaio também explicou que a principal fonte de economia local é o turismo, e que a balsa é o único meio que liga o arquipélago ao continente, portanto a travessia é essencial tanto para os turistas quanto os moradores.

A vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB) cobrou medidas urgentes no sistema de travessias. “Os problemas nós já conhecemos, queremos soluções”.

Munícipes também estiveram presentes na audiência e demonstraram o descontentamento e a insatisfação da população com a Dersa. Os deputados da Comissão de Transportes se posicionaram favoráveis e se solidarizaram ao anseio dos usuários da balsa. Para o deputado Gerson Bittencourt, a medidas necessárias têm de ser tomadas com grau de rapidez e praticidade, pois, de acordo com ele, a situação é inadmissível.