• Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    14/04/2014

Falece ex-vereadora Carmem Barbosa

Faleceu neste domingo (13/4), aos 91 anos, Carmem Dias Barbosa, ex-vereadora, primeira caiçara e segunda mulher a conquistar uma cadeira no Legislativo ilhéu entre 1976 e 1982. O velório e enterro aconteceram na tarde de domingo.

Carmem Barbosa foi pioneira na história da comunicação do município, chefiou a agência dos Correios, sendo a responsável por transmitir os telegramas para São Sebastião via telefone, pois só a agência do continente contava com aparelho de telégrafo na época. Na vida pública, Carmen enfrentou a resistência e o machismo dos colegas vereadores conquistando seu espaço e o respeito de seus pares e abrindo espaço para que outras mulheres chegassem à Casa de Leis. Após sua aposentadoria, a ex-vereadora atuou como voluntária por 18 anos à frente da provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela.

Carmem foi escolhida como patrona da Galeria de Presidentes da Câmara inaugurada no ano passado.