• Ilhabela, 20 de Abril de 2024.
    10/03/2014

Roda de Conversa entre autoridades discute Plano de Contingência

A presidente da Câmara de Ilhabela, Gracinha Ferreira (PSD), se reuniu com autoridades e sociedade civil para a discussão de um Plano de Contingência para a cidade, devido aos últimos acidentes climáticos que assolaram Ilhabela. O evento aconteceu no último domingo (9/03), na sede da Pastoral da Criança, bairro Itaquanduba.

Com o objetivo de informar e preparar a população para situações de risco, a Roda de Conversa teve a presença de representantes do Parque Estadual, Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Pastoral da Criança, além de Marcos Milanesi, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), cursando doutorado em Climatologia, tendo como objeto de estudo a precipitação de chuvas na cidade de Ilhabela.

O encontro estabeleceu um canal de diálogo para a comunidade esclarecer dúvidas e questionamentos quanto às áreas de risco e prevenção aos acidentes. O pesquisador Marcos Milanesi explicou que o ideal é desenvolver um estudo sobre a quantidade e o local que a chuva irá atingir, e buscar caminhos para minimizar os estragos e perdas.

De acordo com o representante do Parque Estadual, Edmilson Santos, já existe um projeto-piloto de um Plano de Contingência para o município e o Programa Corta Fogo do Estado de São Paulo.

Os munícipes presentes propuseram junto às autoridades uma reunião mensal para discutir sobre o assunto. No próximo encontro serão disponibilizados materiais educativos para que a população se informe.

Para a vereadora Gracinha, o importante é incentivar a participação da sociedade. “A Câmara está à disposição para discutir novas ações de melhoria para a cidade”, finaliza.