• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    27/02/2014

Plano de Contingência para acidentes climáticos é tema de encontro em Ilhabela

Os recentes acidentes climáticos ocorridos em Ilhabela, como o incêndio de grandes proporções dos dias 30 e 31 de janeiro que atingiu os bairros Engenho D’Água I, II e Itaquanduba e a chuva que assolou o município no último dia 15 de fevereiro motivaram moradores dos bairros atingidos a procurarem ajuda e informação sobre formas de como agir em nesses casos e também possíveis formas de prevenção.

Assim, no próximo dia 9 de março a partir das 17h na sede da Pastoral da Criança, no bairro do Itaquanduba, haverá uma Roda de Conversa com diversas autoridades convidadas para discutir a formação de um Plano de Contingência aos acidentes climáticos.

Nesta semana, a presidente da Câmara de Ilhabela, Gracinha Ferreira (PSD), que também coordena a Pastoral da Criança no município, se reuniu com o técnico de gestão ambiental do Parque Estadual de Ilhabela, Marcos Aurélio do Nascimento, para formatar detalhes do evento que deverá contar ainda com representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Ambiental, Secretarias do Meio Ambiente e de Assistência Social, além de Marcos Milanezzi, pesquisador da Universidade de São Paulo, cursando doutorado em Climatologia, tendo como objeto de estudo a precipitação de chuvas na cidade de Ilhabela.

“Muitas vezes as pessoas querem ajudar, mas não têm informação, e esse encontro com as autoridades competentes têm o objetivo de congregar parceiros para atuar da forma correta em casos de incidentes e principalmente saber as melhores formas para a prevenção”, explica Gracinha.