• Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    14/02/2014

Vereador quer audiência pública para discutir tarifas da estrada dos Castelhanos

O vereador Luiz Paladino, o Luizinho da Ilha (PCdoB), enviou um ofício à diretora do Parque Estadual de Ilhabela, Joana Fava Cardoso Alves, solicitando a realização de audiência pública para que seja apresentada à comunidade a proposta de cobrança das tarifas para estrada que corta o parque e dá acesso à Comunidade Tradicional de Castelhanos, no extremo leste do arquipélago. O documento foi protocolado na sede da instituição no último dia 6/2.

O parlamentar, que faz parte do Grupo de Trabalho do Parque, acompanhou as reuniões, mas também foi pego de surpresa com os valores que pretendem ser cobrados para acesso à estrada. Luizinho defendeu seu posicionamento no uso da Tribuna da sessão do dia 4 de fevereiro, quando propôs que o tema seja debatido em audiência pública.

“No início falou-se de uma tarifa que seria para a manutenção da estrada, mas agora o que se vê são valores altíssimos que só serviriam para garantir o funcionamento do sistema de cobrança. Sou favorável a uma restrição, acho que Castelhanos não comporta 400 veículos de uma vez como já vimos quando a estrada foi melhorada, mas também não dá para cobrar uma tarifa com esses valores absurdos”, disse o vereador na Tribuna.

Os valores

A proposta da Fundação Florestal é tarifar o acesso a estrada com valores que variam de R$ 3 para pedestres moradores do arquipélago, R$10 para pedestres visitantes até R$ 24 por veículo com placas de Ilhabela e R$ 80 para veículos de outros municípios.