• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    13/02/2014

Vereadora apela a Governador por Centro de Referência à Saúde da Mulher no Litoral

A vereadora Rita Janete – Dra. Rita (PTdoB), de Ilhabela, apresentou Moção de Apelo ao Governador do Estado, Geraldo Alckmin, solicitando a implantação de um Centro de Referência à Saúde da Mulher no Litoral Norte durante a sessão Ordinária da última terça-feira (11/2). O documento foi aprovado por unanimidade e ganhou elogios por parte dos pares.

A parlamentar, que é médica, justifica o pedido ressaltando as diferenças entre homens e mulheres não apenas no comportamento, mas principalmente no físico, nas quais são afetadas com diversas doenças exclusivas do sexo, como câncer de mama, do colo do útero, do endométrio, do ovário, além de doenças como TPM, menopausa e diabetes gestacional, entre outras. Há ainda a afetação de forma distinta em doenças comuns aos dois gêneros, como por exemplo, a osteoporose. Dra. Rita ressalta no documento ainda que a violência contra a mulher é também um problema de saúde, pois traz sérias consequências sobre a saúde física e mental da pessoa afetada.

A parlamentar acredita que um Centro de Referência com ações e procedimentos para identificação, diagnóstico e tratamento de patologias, bem como práticas de educação em saúde sejam primordiais e extrema necessidade para a grande população feminina da região litorânea.

Na discussão da matéria, Dra. Rita lembrou que teve a oportunidade de conversar rapidamente com o Governador em sua visita a Ilhabela no ano passado, quando sugeriu a implantação do Centro de Referência à Saúde da Mulher para o arquipélago e, segundo ela, Alckmin teria assinalado a possibilidade de pensar num centro de referência regional. “Esse é um ano eleitoral, temos que conquistar compromissos de nossas autoridades. Seria um sonho conseguir um Centro de Referência para Ilhabela e se for para o Litoral todo é melhor ainda, pois o acolhimento certo faz diferença na saúde da mulher”, declarou.

O vereador Valdir Veríssimo (PPS), que também preside a Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte (Frepap-LN), parabenizou a vereadora pela iniciativa e garantiu levar o assunto para discussões dentro da entidade. “É com certeza um tema muito pertinente e vamos levar essa luta para discutirmos dentro da Frepap”, afirmou.

O vereador Carlos Alberto – Carlinhos (PMDB) também parabenizou a iniciativa da colega e ressaltou o momento oportuno. “É realmente um feliz momento para a apresentação dessa proposta, pois a necessidade realmente existe.”

Dra. Rita concordou que para sair do papel precisa ter vontade política e lembrou que em 1997, quando assumiu seu primeiro mandato, já se falava da necessidade de um Hospital Regional, que hoje já é um compromisso de realização por parte do Governo do Estado. “É preciso lançar a semente e correr atrás”, completou.

Valdir Veríssimo ainda aliou a possibilidade de implantação do Centro de Referência à Mulher como forma de desafogar o atendimento no AME – Ambulatório Médico de Especialidades, que já não comporta a população das quatro cidades, sendo alvo de constantes críticas pela demora no agendamento de consultas e atendimentos.

A pedido da vereadora, a Moção de Apelo será encaminhada para todas as Câmaras do Litoral bem como para as secretarias de Saúde e Prefeitos da região, além dos deputados Luciano Batista, Edmir Chedid e Olímpio Gomes, para que se engajem na luta e endossem o pedido.

Mais informações: (12) 3896.9600, imprensa@camarailhabela.sp.gov.br, www.camarailhabela.sp.gov.br ou www.facebook.com/camarailhabela.sp.gov.br