• Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    17/12/2013

Vereadores de Ilhabela aprovam Moção de Apoio a regulamentação profissional para Tecnólogos

Os vereadores de Ilhabela aprovaram uma Moção de Apoio pela aprovação do projeto de Lei 2245/2007, que “Regulamenta a Profissão de Tecnólogo e dá outras providências” durante a sessão Ordinária da terça-feira passada (10/12). A matéria foi uma iniciativa de todos os parlamentares, com o intuito de sensibilizar o Congresso para a aprovação, uma vez que muitas pessoas poderão ser beneficiadas com a medida.

No texto da Moção, os vereadores ilhéus destacam dados do Ministério da Educação, que apontam um crescimento de 8,5% nos cursos de graduação tecnológica entre 2011 e 2012, contra 4,6% nos de bacharelado e 0,8% em licenciaturas. “Os cursos tecnológicos representam ainda 13,5% das matrículas na educação superior”, destaca a Moção.

Os vereadores congregam a mesma opinião da Associação Nacional dos Tecnólogos – ANT, acreditando que a aprovação do PL 2245/2007 trará como reflexo imediato o aumento da oferta de profissionais altamente qualificados e aptos para atuar no mercado de trabalho, atendendo a curto prazo as demandas decorrentes do processo de desenvolvimento do país, além de oferecer amparo legal ao pleno exercício da profissão a milhares de profissionais tecnólogos subaproveitados pelos setores produtivos devido a falta de legislação nesse sentido.

“Considerando o fator e a inclusão social representados por esta modalidade de formação oferecida pelos cursos superiores de graduação tecnológica, assim também como o avanço que esses profissionais representam para o alavancar e sustentar o desenvolvimento e inovação tecnológica no Brasil, é que esta Casa de Leis manifesta seu apoio à regulamentação profissional de Tecnólogo através da aprovação do Projeto de Lei 2245/2007”, concluem os vereadores de Ilhabela.