• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    14/11/2013

Equipe do Programa de Saúde Animal recebe homenagem na Câmara de Ilhabela

A Câmara de Ilhabela entregou Moção de Louvor à equipe do Programa Municipal de Respeito Animal durante a sessão Ordinária da última terça-feira (12/11). A homenagem foi uma iniciativa do vereador Carlos Alberto – Carlinhos (PMDB) e contou com a aprovação unânime da Casa.

O projeto teve início em 2007 e após cinco anos de serviços prestados à população, O Programa Municipal de Respeito Animal esterilizou cirurgicamente 5.239 animais (que corresponde a 64,7% da população); identificou com implante de microchip 3.221 animais (que corresponde a 39,7% da população) e realizou 856 adoções.

Para o vereador Carlinhos, “os resultados verificaram a eficácia do projeto e ganharam o respeito e credibilidade da sociedade que reage com grande satisfação, tendo em vista a significante redução das crias indesejáveis, do incomodo quanto à invasão de animais nos resíduos sólidos dispostos nas vias públicas para coleta municipal e na contensão da população desses animais nas comunidades tradicionais caiçaras”.

O texto do documento destaca ainda que o sucesso do Programa está vinculado à participação e responsabilidade de todos com mútua cooperação entre Poder Público, sociedade civil organizada e munícipes na construção e êxito das ações, tornando-se um modelo regional de gestão ambiental, muitas vezes indicado pelo Ministério Público.

A equipe, composta por mais de 20 pessoas, sendo 13 voluntários além de alguns veterinários cadastrados, ficou muito emocionada pela homenagem. A coordenadora do programa, veterinária Olga Loureiro, fez uso da palavra para agradecer aos vereadores e à equipe.