• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    12/11/2013

Câmara aprova títulos de Cidadão para Amélia Chemin e PM Egberto Santos

A Câmara de Ilhabela aprovou em sessão Ordinária na última terça-feira (12/11) dois projetos de Decreto Legislativo que concedem títulos de “Cidadão Honorário de Ilhabela” à senhora Amélia Alle Chemin e ao policial militar Egberto Jacinto dos Santos pelos relevantes serviços prestados à cidade. No início dos trabalhos foi respeitado um minuto de silêncio pelo falecimento da senhora Raquel Garcêz Felix, esposa do ex-vereador Cláudio Felix e também pelo falecimento do engenheiro Carlos Lucas Mello, filho do vereador Oswaldo Neto, o China, de Caraguatatuba.

A proposta do título à Amélia Chemin partiu da vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB) e foi corroborada pelos demais parlamentares. Lia Chemin, como é conhecida, dedica sua vida às ações beneméritas e foi uma das fundadoras do Lions Clube Ilhabela em 1995. De lá para cá, encabeçou diversas ações de solidariedade por meio do clube, como o Banco de Cadeira de Rodas, doação de frutas, verduras e legumes à Creche, Hospital Mário Covas e entidades do município, campanhas de conscientização e concurso de redação, entre outras. Lia Chemin criou o Grupo de Voluntários do Hospital Mário Covas e foi uma das pioneiras na criação do trabalho dos agentes comunitários de saúde na cidade.

Já o policial militar Egberto Jacinto dos Santos foi indicado a receber o título de Cidadão Honorário pelo vereador Sampaio Junior (Pros), iniciativa que também foi aprovada por unanimidade. O trabalho do PM à frente do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), mantido pela Polícia Militar em parceria com as Prefeituras, ganhou o respeito e o reconhecimento da sociedade, e por sua iniciativa nasceu o projeto “Pequeno Tobias”, que deu origem à Guarda Mirim de Ilhabela que hoje atende cerca de 130 crianças no contraturno escolar, atuando como ferramenta de valorização e conscientização dos jovens do arquipélago.

IPTU

A sessão contou ainda com a leitura do PL 57/2013, de autoria do Executivo, que institui a planta genérica de valores e propõe novos métodos para lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício de 2014. A Prefeitura protocolou uma nova alteração na matéria após a realização da audiência pública na última quarta-feira (6/11), em atendimento às solicitações apresentadas pela comunidade. Segundo o ofício assinado pelo Chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio, a nova mudança cria um “novo gradiente de padrão construtivo residencial.”

A presidente do Legislativo, Gracinha Ferreira (PSD), convocou sessão Extraordinária para próxima quinta-feira (14/11) às 10h, para que o projeto seja discutido e votado.

Moções

A noite foi marcada também pela aprovação de seis Moções. O vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) apresentou Moção de Apelo ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, subscrita pelos demais pares para que tome todas as providências cabíveis a fim de garantir que as balsas que se encontram em reforma retornem no tempo previsto à travessia São Sebastião – Ilhabela.  É de autoria do parlamentar ainda, a Moção de Louvor oferecida ao deputado federal e Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, pelo incentivo que dispensa ao esporte na cidade.

O vereador Adilton Ribeiro (PSD) apresentou Moção de Louvor aos Agentes Comunitários de Saúde do município e a vereadora Gracinha Ferreira (PSD), presidente da Casa, propôs Moção de Apelo ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para a implantação de lombadas eletrônicas nas extensões norte e sul da Rodovia SP 131, que corta a orla do arquipélago.

Por fim, o vereador Carlos Alberto – Carlinhos (PMDB) apresentou Moção de Louvor ao delegado de polícia da cidade, Claudio Paganotto de Araújo, pelo exemplar trabalho desenvolvido em Ilhabela e Moção de Louvor aos membros do programa municipal de Respeito Animal, pelo brilhante trabalho desenvolvido no arquipélago.

Mais informações (12) 3896.9600, imprensa@camarailhabela.sp.gov.br, www.camarailhabela.sp.gov.br, www.facebook.com/camaramunicipaldeilhabela