• Ilhabela, 09 de Maio de 2024.
    26/04/2024

Vereadores de Ilhabela apresentam novos requerimentos e indicações solicitando melhorias e informações ao Executivo Municipal

Durante a última Sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela, realizada na terça-feira (23/04), os vereadores puderam apresentar novos requerimentos e indicações. As matérias já foram encaminhadas para o Executivo Municipal, solicitando diversas informações e melhorias em obras, serviços e instalações por toda cidade. Confira as propostas:

Vereadora Diana Almeida
    Concurso público - Informações sobre o concurso público destinado ao provimento de vagas para os cargos de professor de educação básica I (PEB I, PEB I – Educação Inclusiva e PEB I – Educação Infantil). A parlamentar solicitou o envio de cópia integral do processo de licitação para a contratação de empresa responsável pela aplicação da prova do edital do Concurso Público.

Transferências de alunos - Questionou o motivo pelo qual os alunos estão sendo transferidos da Escola Municipal Luiza Aparecida de Souza Tangerino para a Escola Municipal Natã Ugo Sores Domingos. A vereadora também indagou se os pais foram consultados sobre a referida transferência. E ainda quis saber por que os pais dos alunos que não aceitam a referida transferência não estão sendo atendidos. De acordo com a parlamentar, não há motivos justificáveis para a referida remoção, posto que a Escola Municipal Luiza Aparecida de Souza Tangerino foi recentemente inaugurada, uma escola nova, com excelente estrutura escolar tanto para os alunos quanto para os funcionários, contrapondo a Escola Municipal Natã Ugo Sores Domingos, encontra-se em situação precária.

Área desmatada - Questionou o motivo da área situada na Avenida Coronel José Vicente de Faria Lima, altura do n° 1103, ao lado da Escola Antônio Marques, no bairro Água Branca, estar sendo desmatada. A vereadora também indagou quais espécies de plantas e árvores estão sendo derrubadas e se o referido local é área de preservação permanente (app). Por fim, questionou se a área desmatada possui Licenciamento Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e solicitou o envio de cópia da documentação e mapeamento da área.

Vereador Edilson dos Santos (Edilson da Ilha)
    Calçamento- Possibilidade de realizar o calçamento do final da Rua Morro da Cruz, considerando as péssimas condições da via. O par relatou que os veículos que transitam pelo local acabam muitas vezes quebrando ou tendo dificuldade para se locomover devido às imperfeições que a rua apresenta, gerando insatisfação e transtorno.

Ducha - Instalação de uma ducha na Praia do Perequê, uma vez que o local recebe intenso fluxo de pessoas, principalmente crianças e idosos.

Melhorias espaço público - Melhorias no espaço onde está localizado a Academia ao Ar Livre no bairro do Ilhote, entre elas a instalação de uma ducha, construção de escadaria e a instalação de iluminação pública.

Vereador Raul Cordeiro
    Fiscais e gestores - Informações sobre fiscais e gestores de contratos públicos, solicitando o envio dos nomes dos fiscais e gestores de todas as obras que estão em andamento no município. De acordo com o par, é fundamental ter acesso a todas as informações necessárias para analisar e avaliar as ações do Poder Executivo.

Emenda - Solicitou informações sobre o real andamento da Emenda n° 050/2022, de sua autoria, visto que a resposta do Memorando SG n° 77/2024, não condiz com a Emenda informada. O vereador ressaltou que é sua responsabilidade fiscalizar a administração pública e garantir que os interesses da comunidade sejam protegidos.

Indicações

Vereador Ezequiel Alves
    Manutenção na Rua João Francisco dos Santos, Barra Velha, com o reparo nos bloquetes e a realização de limpeza e capina. O par ressaltou que a via se encontra com diversas irregularidades, dificultando o tráfego e podendo causar acidentes. Além da vegetação, que esta crescendo e tomando conta das calçadas.

Reparo bloquetes - Reparo nos bloquetes da Rua Benedito Marques Santana, no bairro Itaguassu, considerando que a via apresenta vários desníveis e irregularidades, causando diversos transtornos a comunidade local.

Pavimentação de vias - Pavimentação das ruas Deolino Mariano Leite, Pedro Garcia e João Francisco dos Santos, no bairro Barra Velha, visando a segurança dos que por ali trafegam, uma vez que as vias se encontram em péssimas condições, causando transtornos a população.

Vereador José Pereira da Silva (Zé Preto)
    Recapeamento de via - Recapeamento da Rua João Leite Julião dos Santos, conhecido como Buraco do Morcego, no alto do bairro da Barra Velha, com recomposição estrutural de toda a extensão da via, como guia e sarjeta. O par relatou que a via possui vários desníveis e buracos, o que pode acarretar em acidentes de trânsito e danos aos veículos, além de diversos transtornos, como dificuldade de trafegabilidade nos dias de chuva.

Manutenção guarda-corpo - Manutenção do guarda-corpo das pontes localizadas na Estrada do Camarão, altura dos números 1005 e 1037 – próximo ao campinho, com a substituição dos materiais por eucalipto tratado. De acordo com o vereador, ambas as pontes carecem das proteções laterais de guarda-corpo, expondo a riscos sérios de queda de crianças, animais e veículos. Além disto, o material anteriormente utilizado se demonstra ineficaz, pois se deteriora com muita rapidez, sendo necessária a utilização do eucalipto tratado.

ATENÇÃO
    Você pode encontrar todos os REQUERIMENTOS e INDICAÇÕES, na íntegra, no site da Câmara (www.camarailhabela.sp.gov.br) no menu denominado ATIVIDADE.

Acompanhe os Trabalhos Legislativos!

Fotos anexas a Notícia: (Clique sobre a foto para ampliá-la.)

Requerimentos e Indicações de 23.04