• Ilhabela, 06 de Maio de 2024.
    06/03/2024

Câmara de Ilhabela realiza Sessão Ordinária em noite repleta de homenagens

A Câmara de Ilhabela realizou, nesta terça-feira (05/03), Sessão Ordinária, em noite repleta de homenagens. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, os vereadores entregaram Certificados de Reconhecimento Público às mulheres que se destacaram nos serviços sociais e assistenciais prestados à comunidade. E na oportunidade, também foi entregue um Título de Cidadã Honorária de Ilhabela.

O título, concedido em dezembro do ano passado, foi entregue pelo vereador Raul Cordeiro para a ex-prefeita, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza. Gracinha, como é conhecida, chegou em Ilhabela com 14 anos de idade. Seus pais foram morar no Saco da Capela e desde sempre ela aprendeu a acolher os necessitados, pois ali era pouso e alimentação dos caiçaras das praias mais longes que precisam usar o serviço de saúde. Foi assim que ela cresceu, casou e teve três filhos. Junto com sua família, ajudou a criar a família de muita gente em Ilhabela. Muito católica, ajudou a fundar a Pastoral da Criança. De casa em casa, de família em família, no Morro dos Mineiros e por toda Ilhabela, conheceu a realidade daqueles que mais precisam de ajuda. Em 1996, foi convidada a concorrer ao cargo de vereadora e venceu a eleição. Imediatamente passou a cursar Gestão Pública e se formou na faculdade. Sendo reeleita por duas vezes e tendo estado como Presidente da Câmara. Em 2016 foi eleita vice-prefeita e, com a cassação na Câmara do prefeito, em maio de 2019 tornou-se Prefeita de Ilhabela. Durante seu mandato entregou obras importantes para o município, além de realizar o primeiro aporte no fundo soberano dos royalties. Teve atuação marcante durante a pandemia, dizia sempre queria salvar vidas e não deixar ninguém passar fome. Ordenou que todas as orientações do Comitê Técnico fossem seguidas. Garantiu a alimentação e moradia das pessoas para permitir o distanciamento social. Como resultado entregou Ilhabela com uma das menores taxas de mortalidade por COVID do país e com uma retomada imediata e segura da atividade turística.

Homenagens às Mulheres
    Em conformidade a Lei Municipal n° 174/2003, os parlamentares indicaram e entregaram Certificados de Reconhecimento Público, concedido como forma de homenagem às mulheres que se destacaram nos serviços sociais e assistenciais prestados à comunidade. De acordo com a Lei, a homenagem deve ser realizada na sessão ordinária que antecede o Dia Internacional da Mulher. Conheça as homenageadas:

O presidente da Câmara, vereador Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado), concedeu a honraria para a senhora Isabel Cassimiro.

O vereador Alexander Augusto (Leleco Augusto) agraciou a senhora Maria José Bernardo da Silva.

Já o vereador Edilson dos Santos (Edilson da Ilha) homenageou a senhora Janete Pereira Gomes da Silva.

Foi homenageada pelo vereador Felipe Gomes, a senhora Augusta Maria Brant.

E por fim, o vereador Gabriel Rocha concedeu a homenagem a senhora Maria Lucia Paladino.

Vale ressaltar que também foram agraciadas com a honraria, a senhora Vanessa Obermuller, indicada pela vereadora Diana Matarazzo Almeida; e a senhora Vera Lúcia Pereira dos Santos, indicada pelo vereador José Pereira da Silva (Zé Preto). As homenageadas não puderam estar presentes na ocasião, mas receberão o Certificado de Reconhecimento Público na próxima Sessão Ordinária.

Ordem do Dia
    Na votação da ordem do dia, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução n° 02/2024, de autoria da Mesa Diretora, que modifica o caput do artigo 106 da Resolução 02/91 que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Ilhabela.

Trabalho Legislativo
    Durante a fase de leitura do expediente, os parlamentares ainda apresentaram suas propostas, entre elas, novos requerimentos que serão encaminhados para o Executivo Municipal recomendando melhorias em diversos serviços e instalações por toda cidade, além de questionamentos.

ATENÇÃO
    Você pode assistir aos vídeos das Sessões, que ficam disponíveis no site no menu denominado TV CÂMARA.

Acompanhe os Trabalhos dos Parlamentares!

Fotos anexas a Notícia: (Clique sobre a foto para ampliá-la.)

Sessão de 05.03