• Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    02/10/2013

Santa Casa de Misericórdia recebe Moção de Louvor da Câmara de Ilhabela

A Câmara de Ilhabela concedeu Moção de Louvor à provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela, pela ocasião dos 70 anos de prestação de serviços à comunidade completados no início do mês passado. A honraria foi proposta pela presidente da Casa, vereadora Gracinha Ferreira (PSD), aprovada por unanimidade entre os edis e entregue à provedora Mônica Kurachina e membros da provedoria durante a sessão Ordinária da última terça-feira (1º/10).

Fundada em 02 de setembro de 1943, a Santa Casa de Misericórdia de Formosa, como inicialmente foi denominada, nasceu da iniciativa de um grupo de pessoas da comunidade para prestar serviços na área de saúde no arquipélago, já que a cidade não contava com nenhuma estrutura de saúde para atendimento à população na época.

Construída em um terreno cedido pela Mitra Arquidiocesana, ao lado da Igreja Matriz, no Centro, a Santa Casa prestava atendimento a todos, inicialmente como ambulatório médico, passando gradativamente a assumir o serviço de urgência médica, apoio diagnóstico e terapia sendo por 20 anos o único pronto-socorro e hospital do município, deixando essa função em 1999, quando foi inagurado o pronto-socorro municipal.

Atualmente a Santa Casa de Ilhabela mantém convênio com a Prefeitura para serviços suplementares de assistência médica, além de realizar atendimento filantrópico nas áreas de cirurgia vascular, otorrinolaringologia e fisioterapia, e atendimento particular para cardiologia, cirurgia vascular, ginecologia, obstetrícia, clínica médica, dermatologia, otorrinolaringologia, ortopedia, acupuntura, medicina do trabalho, fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, nutrição, fonoaudiologia, e medicina alternativa (terapia floral).

Em agosto deste ano, a Santa Casa inaugurou o seu Laboratório de Análises e implantou o serviço de laboratório nas dependências do Hospital Municipal Mário Covas Junior, com atendimento 24 horas para urgência e emergência. Em breve a instituição poderá contar com serviço de radiologia e mamografia.