• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    20/09/2013

Centro de Triagem conscientiza Câmara sobre importância da coleta seletiva

Funcionários e vereadores da Câmara de Ilhabela participaram nesta sexta-feira uma palestra com o Centro de Triagem do arquipélago. O intuito do convite da presidente da Casa, vereadora Gracinha Ferreira (PSD), foi despertar nos colegas e nos funcionários o interesse pela separação e destinação correta do lixo, primeiramente na Câmara e posteriormente nas respectivas residências.

A palestra foi proferida pela coordenadora do CT, Esméria Regina da Silva, que veio acompanhada de duas associadas, Nailza Ribeiro da Silva e Carla Lopes da Silva Soares. Os presentes tiveram acesso ao dia a dia das 19 famílias que vivem unicamente da renda obtida com a venda dos resíduos recicláveis provenientes da coleta seletiva na cidade, desde suas dificuldades até as melhorias já conquistadas.

“Teve um tempo em que a gente encontrava de tudo no lixo, de fralda descartável até feto. Já me feri com uma seringa cheia de sangue, tudo porque as pessoas não separam o seu lixo, mas agora, de uns tempos pra cá, graças a Deus tem melhorado, mas ainda pode ser melhor”, relatou Carla Soares.

Dados do Centro de Triagem apontam que em 2012 mais foram recicladas mais de 800 toneladas do lixo coletado no arquipélago, o que corresponde a mais ou menos 10% da coleta seletiva, índice muito bom se comparado a outras cidades da região, mas a meta é chegar próximo aos 12% neste ano. Para isso, Esméria e sua equipe contam com o apoio Prefeitura e têm investido em palestras de conscientização em escolas e outras entidades. “A gente precisa começar a pensar no que está comprando, em para que serve e qual será a destinação final disso. Precisamos também ter bom senso e lembrar de que lá na frente os coletores do lixo também são seres humanos e passam por dificuldades quando não descartamos os resíduos corretamente”, destacou a coordenadora do CT.

A vereadora Gracinha Ferreira salientou que embora seja uma participação pequena, a Câmara também já está fazendo a sua parte, separando o lixo orgânico dos recicláveis e diminuindo o uso de descartáveis com canecas personalizadas para cada funcionário. Lembrou ainda que a Pastoral da Criança também faz um trabalho de conscientização com as famílias atendidas, com foco na criança. “Acreditamos que através da criança é possível conseguir mudanças com os adultos”.

As associadas lembraram ainda do preconceito que a sociedade ainda tem com quem vive do lixo e falaram da satisfação em trabalhar no CT. “Eu tenho muito orgulho do que eu faço. Podem não acreditar, mas a gente gosta do trabalho que a gente faz. É de lá que eu tiro o sustento da minha família. Temos tido ajuda, tem melhorado, mas ainda precisam fazer mais”, destacou Nailza Silva.

O Centro de Triagem recebeu recentemente uma balança rodoviária, que permite a pesagem real dos caminhões, fazendo com que seja pago um preço justo pelos resíduos. No entanto, ainda há necessidade de melhorias na infraestrutura e na aquisição de equipamentos, como prensa para papelão e triturador de vidro. Na semana passada a presidente da Câmara, Gracinha Ferreira (PSD) esteve em São Paulo com o deputado de seu partido, Osvaldo Verginio e pediu ajuda para o CT. O deputado ficou de destinar uma emenda no valor de R$ 100 mil para ajudar a associação.

Presente no encontro, o vereador Adilton Ribeiro (PSD) sugeriu maior empenho por parte de todos os vereadores para que visitem o Centro de Triagem, conheçam de perto a realidade das famílias associadas e cobrem juntos melhorias para o local. Os parlamentares Dr. Thiago Santos (PSDC) e Sampaio Junior (PTdoB) também assistiram à palestra.