• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    02/10/2012

Vereadores de Ilhabela indicam ao Poder Executivo melhorias em serviços e instalações por toda a cidade

Instalação de lombadas - O presidente da Casa, vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos – PMDB), indicou a colocação de duas lombadas na Rua Angelina Pinto de Oliveira, Água Branca. Carlinhos explicou que na referida rua se localizam três escolas municipais, são elas E. M. Prof.º José Antônio Verzegnassi – Ensino Fundamental I; E.M. Eva Esperança Silva – Ensino Fundamental II e E.M Prof.ª Iracema França Lopes Corrêa – Ensino Infantil. Diante dos fatos, como via de consequência, transitam por elas todos os dias, centenas de crianças que correm o risco de serem atropeladas. O vereador presidente enfatizou que rua é extensa, existe declividade e a colocação de lombadas em dois pontos estratégicos, poderá amenizar esses riscos que já deveriam ter sido eliminados há muito tempo.

Placas de identificação - Carlinhos recomendou a recolocação de duas placas de identificação da Praia do Siriúba, norte do Município. O chefe do Legislativo relatou que as referidas placas foram retiradas do local, provavelmente para a realização de obras de recapeamento e melhorias na Rodovia Norte. No entanto, de acordo com Carlinhos, a obra naquele local já está concluída há algum tempo e a placa ainda se encontra arriada na praia, inclusive coberta de areia. O vereador presidente declarou acreditar que tal situação confere ao local um aspecto e aparência de abandono, não devendo ser esta a imagem que se deve transmitir.

Proteção de acrílico nos pontos de ônibus a beira mar - Carlinhos também indicou a colocação de proteções de acrílico nos pontos de ônibus localizados a beira-mar, como no Centro da cidade, em frente à Praça Cel. Julião de Moura Negrão; no Engenho D’Água, logo após o campo de Aviação e próximo ao Samu; no Itaguassú, em frente à Igreja Assembleia de Deus e no Perequê, em frente a rua que dá acesso ao Supermercado do Frade. O presidente ressaltou que se depara constantemente com reclamações de moradores usuários do transporte coletivo municipal. De acordo com Carlinhos, com a ocorrência típica e constante de chuvas e vendavais na região, é de grande importância proporcionar o mínimo de conforto a estes usuários (contribuintes) enquanto aguardam o transporte coletivo.

Substituição de lâmpadas - Carlinhos ainda recomendou a substituição das lâmpadas da pétala localizada em frente ao Hotel Pelicano. Segundo o vereador presidente, munícipes o procuraram solicitando providências no sentido que sejam substituídas as lâmpadas das luminárias localizadas em frente ao Hotel Pelicano, no bairro Perequê, para que se possam utilizar o local no período noturno, com segurança.

Esgoto a céu aberto - em relação A vereadora Benedita Maria Gonzaga de Campos (Professora Dita – PTB) indicou que sejam tomadas providências a respeito de esgoto que está sendo lançado diretamente na Rua Antônio Amorim Anacleto, em viela ao lado do número 40, no bairro Barra Velha. Professora Dita ressaltou que pode constatar que o esgoto está sendo lançado diretamente na rua, formando poças de água suja e detritos, contribuindo para que o local seja fonte de infecções e transmissão de doenças para a população que ali reside.

Iluminação Pública - Professora Dita recomendou a colocação de poste de iluminação pública e remoção de entulho e lixo na escadaria na Avenida São Paulo, altura do número 439, no bairro Barra Velha. De acordo com a vereadora, a população que utiliza essa escadaria reclama da falta de iluminação, o que torna o lugar perigoso a noite. Dita ainda salientou que há relatos de que já houve um assassinato no local, além deste ser utilizado por usuários de drogas.

Colocação de calhas em escola municipal - O vereador Rogério Ribeiro de Sá (Professor Catolé – PV) indicou a colocação de calha na Escola Municipal Emanuel David dos Santos da Cruz (creche), no Morro dos Mineiros. De acordo com professor Catolé, o pedido não é apenas para proteger o local de eventuais alagamentos causados por fortes chuvas, mas, principalmente, para prevenir as fundações de rachaduras e corrosões. Ainda segundo o vereador, muitos dos danos estruturais de casas e prédios são resultados diretos da ação da água e da ausência de calhas.

Instalação de placa de “proibido jogar lixo” - Professor Catolé recomendou a instalação de placa de “Proibido jogar lixo” na Rua Olímpio José dos Santos, em frente ao número 563, no Morro dos Mineiros. O parlamentar relatou que foi procurado por munícipes que se queixaram da quantidade de lixo deixada no referido local, causando extremo incômodo, como mau odor e riscos de doenças.

Instalação de lombada II - Catolé solicitou a implantação de uma lombada na Avenida Almirante Tamandaré, bairro Itaguassú, altura do número 34, em frente ao Cerâmica Ilhabela Barbara Nocker. O vereador relatou que munícipes que residem nas proximidades solicitaram a implantação da lombada no local, pois informaram que diversos acidentes ocorrem devido a alta velocidade com que os condutores de carros e motos que transitam por ali.

Limpeza e reparos em Viela - O vereador Valdir Marcelo dos Santos (Marcelo – PPS) indicou a limpeza, bem como reparos na viela localizada na Av. Perimetral Norte Nº 5.380, bairro Armação. Segundo Marcelo, a mencionada viela é extremamente íngreme e possui uma longa escadaria, o que já dificulta o acesso das aproximadamente 10 famílias que residem no local. Diante do exposto, o vereador salientou a necessidade de melhorar as condições do local, como a limpeza ao longo da viela, bem como reparos em sua extensão.

Câmara Municipal de Ilhabela

12 3896 9600 / 9621 / 9735 9274