• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    21/06/2013

Comunidade discute Saneamento Básico em Audiência Pública na Câmara

O Plenário da Câmara de Ilhabela ficou lotado na última terça-feira (18/6) onde se discutiu questões sobre o Saneamento Básico no município em audiência pública. Promovida pela Casa de Leis, por meio de um requerimento de autoria da presidente Gracinha Ferreira (PSD), o encontro atendeu a reivindicação da população por meio do Instituto Ilhabela Sustentável.

A mesa diretora foi formada pela presidente da Casa, pelo prefeito Toninho Colucci (MD), o gerente da Sabesp no município, José Paulo, o representante do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Eng. César Alvarenga Galdino, a gerente do setor de águas litorâneas da Cetesb, Cláudia Lamparelli e pelo presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, Georges Grego.

Os vereadores Luizinho da Ilha (PCdoB), Adilton Ribeiro (PSD), Sampaio Junior (PTdoB), Dr Thiago Santos (PSDC), Carlinhos (PMDB) e Dra. Rita Gomes (PTdoB) também participaram do evento.

Cerca de 20 pessoas fizeram uso da palavra, tendo a oportunidade esclarecer dúvidas e manifestar suas opiniões em relação aos temas das discussões: balneabilidade das praias do Itaquanduba e Itaguassú no último ano segundo dados da Cetesb; soluções para a Estação Elevatória do Saco da Capela e novas estações elevatórias.

O prefeito informou que a Prefeitura e a Sabesp devem investir ainda este ano cerca de R$ 9 milhões em saneamento básico na região sul do município. A obra prevê rede coletora, elevatórias e estação de tratamento de esgoto em um sistema que irá atender as praias do Portinho, Feiticeira e Julião. A Sabesp investirá cerca de R$ 6 milhões e outros R$ 2 milhões pela Prefeitura. O município ainda é responsável pelo projeto e desapropriação da área onde será construída a estação de tratamento, o que deve resultar em mais R$ 1 milhão, além do licenciamento da obra.

Também foi divulgado os investimentos previstos como o sistema de rede coletora e de tratamento de esgoto na região da Água Branca, incluindo os bairros do Reino e Green Park e lembrou que o índice de cobertura de tratamento de esgoto cresceu de 4% - quando assumiu o governo em 2009 - para mais de 50%. Segundo o prefeito a previsão é que esta cobertura ultrapasse os 70% até o final de 2014.

O gerente da Sabesp, José de Oliveira Paulo, reiterou a importância das conexões à rede, uma vez que muitos munícipes ainda não aderiram, ressaltando que as conexões residenciais são feitas gratuitamente pela Sabesp e podem ser solicitadas na Agência de Atendimento da cidade, situada na Avenida Princesa Isabel, 1.274, no bairro do Perequê. Uma parceria da Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária, e a Sabesp vem sendo realizada desde 2011 para que os proprietários de imóveis liguem suas residências à rede coletora de esgoto. Segundo a Sabesp, atualmente a média mensal é de 110 de ligações de residências à rede coletora de esgoto em Ilhabela.