• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    18/06/2013

Câmara aprova Moção de Louvor pelos 30 da Pastoral da Criança no país

A Câmara de Ilhabela aprovou por unanimidade uma Moção de Louvor dedicada aos 30 anos de existência da Pastoral da Criança, pela prestação de relevantes serviços à criança e a à família brasileira, durante a sessão Ordinária da última terça-feira (11/6). A honraria foi proposta pela vereadora presidente da Casa, Gracinha Ferreira (PSD) e aprovada por unanimidade.

Reconhecida como uma das mais importantes organizações no mundo a trabalhar com ações de combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias, a Pastoral da Criança está presente no Brasil e em outros 21 países, contando com mais de 228 mil voluntários capacitados. Em Ilhabela, a sociedade civil de direito privado, natureza filantrópica e sem fins econômicos atua há 19 anos na comunidade.

“A Pastoral da Criança alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários, moradores desses locais que assumem a tarefa de organizar e acompanhar as famílias vizinhas, tomando para si a responsabilidade de sua própria transformação pessoal e social”, salienta Gracinha.

Entre os programas desenvolvidos pela Pastoral, a vereadora destaca no documento o acompanhamento de crianças de zero a seis anos de idade, acompanhamento de gestantes, ações complementares, programa de controle social das políticas públicas, rede de informação e documentação sobre infância e adolescência e campanhas de mobilização pelas crianças.

Só em 2012 a Pastoral da Criança alcançou a marca do acompanhamento de 1,3 milhão crianças, 70 mil gestantes e quase 1 milhão de famílias brasileiras. Os números apontam ainda um índice de mortalidade infantil 56,4% menor em relação à média nacional, bem como bons números no nível de desnutrição das crianças acompanhadas: 1,6% contra 2,8% da média nacional.

A irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança no Brasil, está visitando algumas cidades onde a Pastoral da Criança tem atuação em comemoração às três décadas de trabalho no país e deve chegar à região do Litoral Norte em julho, ocasião em que receberá das mãos da vereadora Gracinha Ferreira (PSD) a homenagem aprovada pela Casa de Leis do arquipélago.

A Pastoral

Criada em 1983 na cidade de Florestópolis, no Paraná, pela médica Zilda Arns Neumann (morta durante o terremoto que assolou Haiti em janeiro de 2010) e pelo bispo Geraldo Majella Agnelo, tendo como foco principal a preocupação da igreja com a mortalidade infantil, a Pastoral da Criança alicerça as ações desenvolvidas por voluntários num conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, tendo como foco capacitar famílias para cuidados com a criança, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania.