• Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    29/05/2013

Vereadores falam na Tribuna na Ordinária de 28 de maio

Três parlamentares fizeram uso da Tribuna na sessão Ordinária de terça-feira (28/5): O vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) falou sobre o projeto Bolsa-Orquestra, que seria votado em extraordinária nesta quarta-feira (29/5), afirmando que iria retirar a emenda que priorizaria as vagas para músicos da cidade. “Fiquei sabendo que há duas semanas o maestro da Orquestra foi mandado embora por conta da emenda do vereador Luizinho e que a Orquestra não existiria mais. Não vai ser por causa da emenda, pois eu vou retirar e tenho a humildade de dizer que a gente falha, não foi minha intenção. No meu entendimento o secretário poderia dar outro direcionamento, mas preferiu mandar o regente embora. Então não vai ser o vereador Luizinho que vai acabar com a Orquestra Popular de Ilhabela, vai ser o vereador Luizinho que incentiva a aquisição de instrumentos, o aumento das aulas de música. Vou retirar e acabar com essa questão, esse cabo de guerra entre Legislativo e secretariado”, desabafou o parlamentar.

Outro assunto abordado por Luizinho da Ilha (PCdoB) foi o uso de som alto em veículos na Vila. “Falei diretamente com o prefeito sobre essa questão. Não tenho nada contra funk, mas em volume alto no meio da rua não é legal, não combina com o turismo que queremos para a cidade. Não tinha fiscalização disponível para autuar os veículos e por isso falei com o prefeito que não adianta nada aprovar uma lei que proíba o som alto e não ter fiscalização para garantir o cumprimento da Lei”, declarou.

A vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB) falou sobre o dia Nacional de Luta para Mulher, comemorado dia 28 de maio e ressaltou ainda a importância da prevenção, embasada nos apontamentos da audiência pública de prestação de contas da saúde ocorrida nesta semana. “A prevenção tem que ocorrer em todas as fases da vida, temos que falar que gravidez não é doença, mas é muito importante que a mulher realize todos os exames e consultas de prénatal, incentivar a amamentação, que muita gente não sabe, mas reduz em 30% os riscos de câncer de mama, e fazer isso não só hoje, mas todos os dias”. A vereadora lembrou ainda das lutas que iniciou neste mandato, contando com a ajuda dos pares. “Nós estamos pedindo a reinstalação de uma Delegacia de Defesa da Mulher, o Centro de Referência da Mulher e o da Criança e do Adolescente, são lutas que precisam ser diárias e demandam o esforço conjunto”.

“Temos que ter atenção também aos altos índices revelados na audiência pública de prestação de contas da saúde em nosso município. Nos quatro primeiros meses do ano, o Hospital Mário Covas atendeu mais de 31 mil pessoas, o que significa quase toda a nossa população. Nesse período a cidade registrou 1,5 mil casos de Dengue, tirando isso, ainda sobram quase 30 mil atendimentos. Temos um hospital bom, mas não pode ser a nossa porta de entrada. Precisamos pensar em acolhimento, em prevenção. Outro índice alarmante são os acidentes de trânsito, o que demanda mais investimento em educação preventiva, pois isso influencia diretamente na qualidade de vida das famílias”.

Dra. Rita abordou ainda a retirada de projetos da pauta em atendimento à orientação do corpo jurídico da Casa por vício de iniciativa. “Acho positivo essa ação da Casa retirar os projetos para andar em conformidade com a Lei. Nós estamos dando o exemplo. Só tem erros e acertos quem faz. Quem não faz nada, também não erra, tampouco acerta”, concluiu.

O último a fazer uso da Tribuna foi o vereador Sampaio Junior (PTdoB), que abordou, como o vereador Luizinho, a questão dos veículos com som alto na cidade. “Esse problema na Vila já extrapolou todos os limites de tolerância. Na ocasião de aprovação do projeto nesta Casa, sugerimos ao Executivo que autuasse não só os veículos parados, mas também os que estão em movimento. Já agendamos uma reunião com o prefeito para tratar essa questão e acredito que esta Casa merece inclusive um projeto de Lei que inibia o consumo exagerado de bebida alcóolica. Senti no prefeito uma vontade grande de resolve o problema. Tenho certeza de que as autoridades competentes juntas vão equacionar essa questão e solucionar o problema, já que nossa cidade não merece”.