• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    18/04/2013

Fotos: Leninha Viana/Frepap-LN

Vereadores da Frepap-LN elegem representante para Conselho da Região Metropolitana

Os vereadores que integram a Frepap-LN – Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte elegeram Neto Bota, vereador presidente da Câmara de Caraguatatuba, para ser o representante dos parlamentares do Litoral Norte no conselho diretor da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral durante a reunião ordinária da entidade realizada na quarta-feira (17/4) na Câmara de Caraguá. “Sei do tamanho da responsabilidade, mas prometo não pensar apenas no meu município e sim nos problemas de toda a região, afinal, vou representar mais de 500 vereadores”, declarou Neto.

Além da indicação de Bota, os vereadores presentes também definiram os diretores regionais e as comissões de trabalho para atuação da Frepap nesse biênio. Os vereadores de Ubatuba e Bertioga não compareceram ao encontro, sendo que a Câmara de Bertioga justificou ausência por conta de uma reunião de emergência entre prefeitura e vereadores para traçar estratégias de combate à dengue, já que a cidade enfrenta uma epidemia da doença.

“A Frepap é um instrumento que existe para colher o que há de melhor para a região e tenho certeza que esses novos vereadores chegam com vontade de dar continuidade ao trabalho que iniciamos. Não podemos desistir, temos muitas conquistas e desafios a vencer”, incentivou o presidente da Frente, Valdir Veríssimo, vereador de Ilhabela.

A escolha dos diretores regionais também fez parte da pauta da reunião. A diretoria regional de Ilhabela será responsabilidade do parlamentar Adilton Ribeiro. Ernane Primazzi, o Ernaninho, volta à diretoria regional de São Sebastião. Caraguatatuba terá o vereador Wenceslau Neto, o Lelau, como diretor e Ubatuba e Bertioga ainda precisam apresentar seus nomes na próxima reunião.

Comissões de Trabalho

As Comissões de Trabalho da Frepap têm o objetivo de levantar o diagnóstico dos problemas pertinentes ao tema nas cidades integrantes da Frente, destacando problemas comuns e apresentando possíveis soluções. A que trata da Saúde ficou com o vereador Carlinhos da Farmácia, de Caraguá. Saneamento Básico é a comissão que ficará sob a responsabilidade de Adilton Ribeiro, de Ilhabela.  Transporte e Segurança ficaram respectivamente com as cidades de Bertioga e Ubatuba e a de Resíduos Sólidos (Lixo) ficou com o sebastianense Jair Pires. A novidade foi a criação da Comissão de Educação, que ficou sob a responsabilidade do vereador Prof. Gleivison Gaspar, de São Sebastião. “Abracei a causa da educação porque sou professor, funcionário público e tenho experiência na área, tenho certeza que a Frepap poderá contribuir para a solução dos problemas educacionais da região, como por exemplo, o déficit de professores de exatas, uma triste realidade a ser enfrentada por todos nós”, exemplificou.

Além das comissões permanentes, a Frente Parlamentar deve criar grupos provisórios para acompanhar de perto questões emergenciais como a situação do vazamento de óleo no Canal de São Sebastião, a partilha dos royalties e as obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios e Contornos Norte e Sul. “Acho que essas questões pontuais precisam de intervenção do presidente da Frente, para atuar junto aos prefeitos e acompanhar de perto todo o desenrolar da história”, sugeriu o vereador Ernaninho.

Vilma Teixeira e Reinaldo Filho, o Reinaldinho, defenderam o empenho dos parlamentares para não deixar que os trabalhos da Frente percam força. “Sabemos dos grandes desafios que temos pela frente, mas acredito que esse grupo está unido num consenso, vamos nos fortalecer, pois ganhamos respeito, mas temos que explorar mais”, avaliou Vilma. “Não adianta vir aqui atrás de status. Tem que querer trabalhar de verdade”, completou Reinaldinho.

Marcos Tenório e Adilton Ribeiro cobraram mais participação de vereadores na Frente. “Temos assuntos muito importantes e necessitamos da força de todos para conseguir êxito nos nossos objetivos. Os vereadores têm que fazer mais, participar mais”, afirmou Tenório.  “Temos que nos unir e cobrar mais participação, pois uma andorinha só não faz verão”, completou Ribeiro.

Jair Pires falou da satisfação em assumir a Comissão de Trabalho de Resíduos Sólidos. “Estou no primeiro mandato, mas chego com muita vontade de trabalhar e fazer a diferença. O assunto do lixo é um tema extremamente importante, pois temos prazos para apresentarmos soluções e cada um terá que se responsabilizar pelo seu lixo. Acredito que uma das soluções seja a reciclagem, pois além de gerar emprego, é uma forma de diminuir a produção de lixo”, opinou.

Tato Aguilar não se vinculou a nenhuma Comissão, mas colocou-se à disposição para ajudar no que for preciso. “Prefiro ficar mais solto, como um curinga, para trabalhar junto a todos os grupos de trabalho que precisarem de uma força extra”, declarou.

A próxima reunião ordinária da Frepap-LN está marcada para dia 15 de maio (quarta-feira), às 15h na Câmara de Ilhabela e deve contar com a presença do consultor de royalties da Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás e Petróleo da Bacia de Santos), Luizinho Faria, para atualizar os parlamentares acerca das ações para impedir a nova partilha dos royalties.

Participantes da Reunião

Ilhabela – Vereadores Prof. Valdir Veríssimo e Adilton Ribeiro

São Sebastião – Vereadores Marcos Tenório, Reinaldo Filho (Reinaldinho), Prof. Gleivison Gaspar, Jair Pires e Ernane Primazzi (Ernaninho)

Caraguatatuba – Neto Bota, Vilma Teixeira, Tato Aguilar, Ceará da Adega, Wenceslau Neto (Lelau), Carlinhos da Farmácia e Julio Alves.