• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    15/04/2013

    Confira as proposituras do seu vereador!

     

    Vereador Sampaio Junior (PTdoB)

    Faixa de Travessia de Pedestres

    O vereador Sampaio Junior teve requerimento aprovado na última sessão da Câmara de Ilhabela (9/4) em que solicita ao Executivo a instalação de uma faixa de travessia de pedestres na confluência das Avenidas Princesa Isabel e Cel. Vicente Faria Lima, no Perequê. Em sua justificativa, o parlamentar ressalta que a localidade conta com um grande fluxo de pedestres, principalmente por conter ponto de ônibus nas imediações, bem como agência bancária e dos Correios, além da via ser mais larga que as demais, o que aumenta a insegurança dos pedestres ao atravessarem no local.

     

    Prestação de Contas – Carnaval

    Com o intuito de elucidar dúvidas de munícipes e também da Comissão do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, da qual faz parte, o vereador Sampaio Junior apresentou requerimento ao Executivo solicitando informações da Secretaria de Finanças acerca da prestação de Contas da verba destinada à LECI – Liga das Entidades Carnavalescas para a execução do Carnaval do município. O vereador quer acesso ao relatório de gastos apresentados pela entidade bem como ao montante arrecadado com a cobrança de ingressos para a arquibancada e o destino desses recursos.

     

    Calçadas na Pista de Skate

    Outra reivindicação assinada pelo vereador Sampaio Junior (PTdoB) na sessão da última terça-feira (9/4) foi a possibilidade de construção de passeio público – calçadas em frente à pista de Skate recém-construída no bairro da Água Branca. Sampaio relata no requerimento que foi procurado por munícipes que anseiam pela benfeitoria, já que as imediações do Campo do Galera receberam melhorias e reurbanização, faltando apenas o trecho de calçada em frente à pista de skate (cerca de 15 metros lineares) para conclusão. “A circulação de pessoas no local será muito beneficiada com esse trecho de passeio público, pois atualmente a área está na terra batida e em dias chuvosos há formação de lama, fazendo com que as pessoas se arrisquem ao transitar no leito carroçável”, alerta o parlamentar.

    Vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB)

    Consignações Facultativas

    A vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB) solicita ao  Executivo por meio de requerimento, a possibilidade de ser inserida no Estatuto do Servidor Público de Ilhabela uma norma regulamentando as consignações facultativas, incluindo ente as entidades consignatárias para fins de desconto em folha de pagamento a Cooperativa de Crédito – Cressem, criada pela Lei Federal 5764/71. Segundo a vereadora, a solicitação é um anseio dos servidores, que podem conseguir entre outras vantagens, empréstimos para a compra da casa própria.

    Programa Educacional para Jovens

    Outra propositura assinada pela vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB) e aprovada por unanimidade foi a sugestão enviada ao Executivo por meio de requerimento para que se crie no município um programa socioeducativo voltado aos jovens do sexo masculino. De acordo com a parlamentar, municípios como São Vicente, na Baixada Santista, têm investido em programas semelhantes com excelentes resultados, entre eles, a diminuição significativa nos índices de violência.

    “O programa socioeducativo voltado aos jovens do sexo masculino visa resgatar a cidadania e a identidade desses rapazes, propiciando profissionalização, preparando-os para o mercado de trabalho, ocupando-os com tarefas e atividades que propiciem crescimento cultural e intelectual, promovendo a rejeição da violência em todas as suas formas”, ressalta a parlamentar.

    A título de colaboração, Dra. Rita anexou ao requerimento enviado para o Executivo cópia do projeto de Lei que poderá ser utilizado para a criação do Programa.

    Manutenção na Água Branca

    A vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB) pediu ao Executivo por requerimento que seja realizada a manutenção da Rua Leonino Clementino Barbosa, no Bairro da Água Branca. Conforme relatou, moradores se queixam que o calçamento da via está em péssimas condições, com parte da via em bloquete e outras no asfalto. O local já passou por várias intervenções nas operações “tapa-buraco”, o que ocasionou grande desnível do piso, aumentando os transtornos. “Acredito que o ideal seria uma verdadeira manutenção nos trechos críticos”, cobra a vereadora.

    Mau-Cheiro no Campo de Aviação e Itaquanduba

    A vereadora Dra. Rita Gomes (PTB) apresentou requerimentos ao Executivo e à Sabesp questionando o motivo do mau-cheiro originado da Estação Elevatória de Tratamento de Esgoto da Sabesp localizada na região do Campo de Aviação e na Estação de Pré-Condicionamento da Sabesp no bairro do Itaquanduba. “Tanto os moradores como turistas reclamam diariamente da situação e até mesmo ao trafegar rapidamente de carro é possível perceber o mau-cheiro”, destaca a parlamentar.

     

    Vereador Carlinhos (PMDB)

    Primeiros Socorros

    O vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB) sugeriu à Prefeitura de Ilhabela por meio de requerimento, que seja ministrado curso de primeiros socorros a todos os funcionários das unidades de Creche da cidade visando aumentar a segurança das crianças matriculadas nas entidades. “Os primeiros socorros protegem a vítima contra maiores danos até a chegada de um profissional de saúde especializado. Se todos soubessem noções básicas de primeiros socorros muitas vidas poderiam ser salvas. Entretanto, é importante mencionar que a prestação dos primeiros cuidados não exclui a importância dos trabalhos de um médico”, justifica o parlamentar.

     

    Área de Lazer no Galera

    Outro requerimento assinado por Carlinhos (PMDB) e aprovado por unanimidade solicita ao Executivo a construção de uma área de lazer no Campo do Galera, nos moldes da já construída no campo de futebol do bairro do Reino. Segundo o vereador, os usuários do Campo do Galera costumam jogar toda semana e reivindicam um local para se reunir, confraternizar e fazer churrasco nos moldes do espaço implantado no bairro do Reino.

     

    Dengue na Ilha

    O vereador Carlinhos (PMDB) apresentou requerimento endereçado à Prefeitura para saber informações sobre o avanço da Dengue no município. O parlamentar quer saber qual o número de casos confirmados da doença na cidade e quais os procedimentos adotados para coibir a proliferação do mosquito transmissor.


    Vereadora Professora Dita (PTB)

     

    Iluminação de Quadra na Água Branca

    A vereadora Professora Dita (PTB) apresentou requerimento endereçado ao Executivo solicitando a troca dos refletores da quadra poliesportiva do bairro da Água Branca. De acordo com a parlamentar, moradores e frequentadores da quadra reclamam que somente alguns refletores funcionam, de modo que a iluminação está prejudicada, inviabilizando o uso durante o período noturno por conta da escuridão.

     

    Calçadas e Guarda-Corpo no Piúva

    Outro requerimento proposto pela vereadora Professora Dita (PTB) pede atenção da Prefeitura de Ilhabela quanto à manutenção da calçada e instalação de guarda-corpo na Avenida Brasil, no mirante do Piúva, de modo a melhorar a condição do tráfego de veículos e principalmente dos pedestres, tendo em vista as péssimas condições da calçada do local, que conta ainda com altura extrema, o que para a vereadora justifica a colocação de um guarda-corpo.

    Manutenção nos Parques

    Professora Dita (PTB) também apresentou requerimento solicitando manutenção em parques infantis da cidade, especialmente os localizados nos bairros da Água Branca, Praia Grande e Vila. Por meio de fotos, a parlamentar mostrou que os equipamentos precisam de manutenção por estarem em sua maioria depredados, algumas vezes com pregos e ferros expostos. “É inegável que a condição estrutural desses parques oferece risco de ferimento ou até mesmo um acidente grave com as crianças que utilizam os parques, dessa forma, é imprescindível que seja realizada manutenção”, solicita a vereadora.

    Médico no PSF do Alto da Barra

    Outro requerimento da vereadora Professora Dita (PTB) questiona a ausência de um profissional de medicina nas visitas domiciliares praticadas pelo Programa de Saúde da Família do Alto da Barra Velha. O mesmo documento questiona o fato de apenas uma equipe contar com atendimento de médico na Unidade de Saúde da Barra Velha. A vereadora ressalta que foi procurada por munícipes que se sentem prejudicados no tratamento e acompanhamento de suas enfermidades.

     

    Vereador Luizinho da Ilha (PCdoB)

    Ciclofaixa

    O vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) solicitou ao Executivo por requerimento a demarcação de uma ciclofaixa com ponto inicial na rotatória do Posto BR, seguindo até o final da Praça do Casarão unindo à ciclovia existente no trecho da Avenida Princesa Isabel. O parlamentar ressalta que a avenida é muito utilizada por ciclistas, pois se trata de um centro comercial. “Com a instalação da ciclofaixa, haverá mais organização e segurança no trânsito para ciclistas, pedestres e condutores de veículos”, acredita Luizinho.

    ETEC na Ilha

    Luizinho da Ilha (PCdoB) também apresentou requerimento ao Governo do Estado solicitando a implantação de uma Etec – Escola Técnica Estadual em Ilhabela. O vereador ressalta que muitos jovens na cidade não têm condições de custear seus estudos em busca de qualificação profissional em outras cidades, e um ensino técnico gratuito com uma grade curricular ampla como a ETEC possibilitaria a oportunidade de muitos jovens deixarem as ruas, as drogas e terem acesso a uma qualificação profissional sem custo.


    Vereador Prof. Valdir Veríssimo (PPS)

    Limpeza na Barra Velha

    O vereador Prof. Valdir Veríssimo (PPS) indicou ao Executivo a limpeza total da Rua João Maiettine na Barra Velha. Segundo Valdir, moradores o procuram solicitando providências, pois além do mato estar invadindo as calçadas em alguns pontos, há um terro que serve de depósito para entulhos e terra que escorre em dias de chuva acumulando lama e gerando transtornos e indignação nos moradores do local.

    Pavimentação no Perequê

    Outra indicação do parlamentar Prof. Valdir Veríssimo (PPS) é a pavimentação na Rua Antônia Corrêa Pinto, no bairro do Perequê, em Ilhabela. O vereador ressalta que os moradores da via sofrem inúmeros transtornos em dias chuvosos pela falta da pavimentação, já que têm que transitar em meio à lama e poças d’água.

     

    Vereador Adilton Ribeiro (PSD)

    Lixeira na Barra Velha

    O vereador Adilton Ribeiro (PSD) solicitou ao Executivo a instalação de uma  de uma lixeira comunitária na Rua Benedito Sampaio dos Anjos, precisamente nas proximidades do Fórum, na Barra Velha.  Em visita ao local, o parlamentar pôde constatar que as pessoas estão jogando lixo no passeio público, prejudicando os pedestres e possibilitando que animais rasguem os sacos de lixo e espalhem pelo local.

    Rotatória

    Outro pedido do vereador Adilton Ribeiro (PSD) é a construção de uma rotatória na intersecção das ruas Brasília, Pernambuco e Rio Grande do Sul na Barra Velha. De acordo com Adilton, não há canalização de tráfego no local e a rotatória seria uma forma de dar mais fluidez ao trânsito, evitando acidentes.

    Lombada na Barra Velha

    Adilton Ribeiro também solicitou a instalação de uma lombofaixa no alto da Barra Velha, precisamente nas adjacências da igreja católica de Santa Terezinha, na Rua dos Carijós. O local tem grande fluxo de pedestres e veículos, sendo necessária a implantação para salvaguardar a segurança das pessoas que transitam pela referida via.

     

     

     

    Vereador Dr. Thiago Santos (PSDC)

    Iluminação Barra Velha e Norte da Ilha

    O vereador Dr. Thiago Santos (PSDC) está solicitando ao Executivo e à Elektro a possibilidade de extensão de rede elétrica na Rua Mato Grosso, na Barra Velha e iluminação publica e rede elétrica para os bairros Ponta das Canas e Pacuíba, na região norte da cidade. Os moradores da Rua Mato Grosso afirmam ao vereador que a falta de iluminação faz do local um ponto de uso de drogas. Já os moradores da região norte reclamam que embora haja a cobrança da taxa de iluminação pública na conta de luz, as localidades ainda não contam com esse benefício.

    Obra na Perimetral Norte

    Dr. Thiago Santos (PSDC) também questionou o Executivo quanto ao andamento de uma obra na Avenida Perimetral Norte, altura do número 3929 na praia da Garapocaia, onde estão localizadas as famosas “Pedras do Sino”. Segundo o vereador, moradores do local reclamam que a citada obra fechou a passagem existente entre as praias da Ponta Azeda e da Garapocaia (Pedras do Sino), além disso, o proprietário da obra teria construído uma piscina na área de marinha que vem ganhando espaço a cada dia, inclusive com construção em cima das “Pedras do Sino”. O parlamentar quer saber se a obra está em acordo com a legislação vigente e se há projeto aprovado pela Prefeitura.

    Vereadora Presidente Gracinha (PSD)

    Pavimentação no Veloso

    A vereadora presidente da Câmara de Ilhabela, Maria das Graças – Gracinha (PSD) questiona o Executivo quanto ao calçamento das vias João Jacinto do Rego e Noêmia Alves de Siqueira, no Velso, região sul do arquipélago. Os moradores do local há muito esperam pela benfeitoria, pois a situação das ruas é precária, piorando consideravelmente em dias de chuva.

    Centro Comunitário no Itaquanduba

    Outra solicitação de Gracinha é a construção de um Centro Cultural num imóvel localizado na Rua Alexandre Beirão da Punicena, no Itaquanduba. A vereadora presidente acredita que o local poderia oferecer diversas atividades culturais, contribuindo para que a comunidade tenha mais acesso à cultura, além de promover inclusão social, bem-estar coletivo e consequentemente a  melhoria da qualidade de vida das pessoas assistidas.

    Acompanhe os atos legislativos da Câmara de Ilhabela em www.camarailhabela.sp.gov.br ou no Facebook: Câmara Municipal de Ilhabela





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600